ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Ministro da Cultura inaugura emissões da TDT na zona de Mato Mendes, Tarrafal de Santiago 11 Dezembro 2017

O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, preside a cerimónia de inauguração simbólica, procedida da entrega dos equipamentos da Telelvisao Terrestre Digital-TDT, nesta segunda-feira de manhã, 11 de dezembro, na localidade de Mato Mendes, no concelho de Tarrafal de Santiago. Este ato é realizado pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC), através da Direcção Geral da Comunicação Social (DGCS), em parceria com a Agência Nacional de Comunicações (ANAC).

Ministro da Cultura inaugura emissões da TDT na zona de Mato Mendes, Tarrafal de Santiago

Durante a cerimónia serão distribuídos descodificadores a algumas casas que não têm aparelho compatível com a TDT e em outras casas um kit (montagem de antenas + descodificadores) para que possam ter acesso ao sinal.

A primeira fase da implementação das emissões da Televisão Terrestre Digital (TDT) em Cabo Verde já está concluída, cobrindo quatro ilhas (Santiago, Maio, Sal e São Vicente), representando mais de 75 por cento (%) da população do país. Neste momento, a TDT emite de forma experimental cinco programas de televisão e seis de rádio. As ilhas de Santo Antão, São Nicolau, Boa Vista e Fogo têm ainda recebido sinais da TDT, em algumas áreas.

Neste momento, as emissões analógicas e digitais estão em simultâneo, mas o "apagão" analógico deverá começar faseadamente em 2018.

Cabo Verde é um dos cinco países da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) que estão mais avançados em termos de implementação da TDT.

Dado aos benefícios que a TDT traz aos utilizadores, proporcionando mais e melhores serviços de televisão, e a vantagem que a TDT oferece em termos de eficiência do espectro, tomou-se a decisão de migrar da TV analógica para digital. Esta transição é um processo natural de evolução tecnológica.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau