ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Mais de mil marítimos cabo-verdianos no desemprego por atrasos na renovação dos certificados 16 Janeiro 2017

Os homens do mar estão a passar por sérias dificuldades. É que muitos marítimos cabo-verdianos - mais de mil no estrangeiro e vários outros no país- estão sem certificação STCW e por isso não conseguem trabalhar. Tudo por causa dos atrasos na renovação dos certificados de segurança básica pela Faculdade de Engenharia e Ciências do Mar (Ex-EXECMAR) da Uni-CV, com sede na cidade do Mindelo.

Mais de mil marítimos cabo-verdianos no desemprego por  atrasos na renovação dos certificados

Conforme as autoridades marítimas, essa reciclagem é exigida pela organização marítima internacional (IMO). Esses cursos de segurança básica vêm na sequência das exigências de Manila em 2010, à convenção STCW e que entraram em vigor a 1 de Janeiro deste ano.

O comandante Raúl Soulé, director do serviço de segurança marítima da Agência Maritima e Portuária (AMP) informa que esse refrescamento é obrigatório em todos os países que fazem parte da convenção STCW, que estabelece as normas da formação e certificação para o serviço de quarto de marítimos.

Raúl Soulé fala dos mais de mil marítimos que trabalham no exterior do país, e que precisam do refrescamento em matéria de segurança. O problema maior é a capacidade de resposta da faculdade de engenharia e ciências do mar no ex-ISECMAR em São Vicente, que tem sido aquém do pretendido. Sabe-se, inclusive, que os que se encontram em São Vicente não conseguem vaga para a reciclagem no ex-ISECMAR, estando assim impedidos de viajar.

Sem esse refrescamento, os marítimos cabo-verdianos não podem trabalhar, o que acarreta muitos problemas aos mesmos. Isto quer saldar os seus gastos no pais de acolhimento, quer em Cabo Verde onde têm família que dependem das ajudas que mandam regularmente. Por isso, os marítimos e seus familiares solicitam uma intervenção do Governo junto das instituições com responsabilidade na matéria no sentido de ajudar na resolução rápida do problema.

C/MCSA - RCV

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau