ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Mau Ano Agrícola: Luxemburgo apoia Cabo Verde com 500.000 euros 19 Dezembro 2017

A cooperação Luxemburguesa acaba de disponibilizar a Cabo Verde um montante de 500 mil euros para acudir o mau ano agrícola. Um ação que resulta do pedido que o Governo de Cabo Verde dirigiu aos seus parceiros de desenvolvimento, solicitando-lhes apoios financeiros para executar as atividades do Plano de Emergência para Mitigação dos efeitos da Seca e do Mau ano agrícola.

Mau Ano Agrícola: Luxemburgo apoia Cabo Verde com 500.000 euros

Para o Palácio da Várzea, Luxemburgo, enquanto parceiro de Cabo Verde, respondeu favoravelmente a esta solicitação com uma contribuição de 500.000 euros, isto fora do quadro das suas normais relações de Cooperação com o nosso país e para além do apoio que disponibilizará enquanto Estado-membro da União Europeia.

O Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, havia anunciado na última semana, através de uma declaração política feita no parlamento, que o governo mobilizou 10 milhões de euros junto da comunidade internacional para fazer face aos efeitos do mau ano agrícola em Cabo Verde.

O chefe do Governo da República agradeceu a rápida reacção da comunidade internacional ao disponibilizar Cabo Verde o donativo referido, através de parceiros como UE, EUA, FAO, Bélgica, BAD, Espanha, entre outros parceiros. Além dos 10 milhões de dólares referidos, consta do Orçamento Geral do Estado para 2018 mais 100 mil contos para fazer face aos efeitos do mau ano agrícola.

Ulisses Correia e Silva sublinhou que a ajuda conseguida mostra a confiança que a comunidade a internacional deposita em Cabo Verde e ao actual Governo da República. O PM garantiu que o donativo em causa vai ser canalizado sobretudo para aumentar a resiliência do país face aos efeitos da mudança climática e não só, com destaque para a seca, a erupção vulcânica, furacões, entre outros fenómenos naturais. Asseverou que, em 2018, o Governo vai aprovar um programa neste sentido.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau