POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Mau ano agrícola em Santiago Norte: PAICV apela ao Governo para “actuar e agir enquanto existe tempo” 20 Novembro 2017

A presidente do PAICV (oposição), Janira Hopffer Almada, apelou, neste sábado, ao Governo para agir enquanto existe tempo e que salve o gado que existe para salvar e que apoie os agricultores antes que entrem em estado de desespero.

Mau ano agrícola em Santiago Norte: PAICV apela ao Governo para “actuar e agir enquanto existe tempo”

“O Governo tem de actuar e agir em tempo. Não pode ir à televisão anunciar medidas que tomou em Conselho de Ministros e essas medidas não saem do papel e não chegam ao terreno”, lançou em Santa Cruz, a líder do grupo parlamentar do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV).

Para Janira Hopffer Almada, que participava nas jornadas descentralizadas do seu partido em Santiago Norte, no âmbito da preparação do debate do Orçamento do Estado para 2018 e face ao mau ano agrícola, o cenário é “desolador” e os homens do campo ainda estão à espera da actuação do executivo.

“Porque que o Governo não está a mobilizar água superficial e subterrânea para o desenvolvimento da agricultura? Porque que se está a demorar tanto tempo para as medidas chegarem ao terreno? Onde estão as delegações do Ministério da Agricultura e Ambiente e porque não saem no terreno para falarem com os agricultores, para avançarem com tanques, perfurações, para apoiarem esta gente do campo que está a passar por série de dificuldades?”, questionou.

A presidente do principal partido da oposição lembrou que o Governo já está no poder a um ano e oito meses e não está em fase de adaptação e transição.

“Não basta apenas apoiar os agricultores e criadores de gado, mas é preciso pensar nas famílias que estão a passar por situações de necessidade”, afirmou Janira Hopffer Almada defendendo a necessidade de avançar e reforçar os programas sociais, as refeições quentes nas escolas e o transporte escolar.

De acordo com Janira Hopffer Almada, que pede actuação do executivo face ao mau ano agrícola, o seu partido está no terreno para transmitir palavras de conforto aos agricultores e criadores de gado de Santiago Norte, e, igualmente, de Santo Antão à Brava.

A líder do PAICV, que visitou, igualmente, as barragens dos municípios do interior de Santiago, asseverou que o país tem necessidade dessas infra-estruturas, e pediu ao Governo que retome as obras da barragem de Principal, argumentando que o custo da paragem é maior que o da finalização da obra.

Janira Hoppfer Almada lembrou que o apelo da retoma das obras desta barragem é da população.

A propósito das barragens, questionou o facto de o Governo não ter começado a instalar a rede secundária para fazer a água da barragem de Figueira Gorda (Santa Cruz) chegar aos terrenos dos que precisam. Fonte: Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau