INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Média de Israel realçam desmentido sobre "apoio incondicional de Cabo Verde" 10 Agosto 2017

O ’The Times of Israel’, jornal crítico à política do governo de Netanyahu, noticia, esta quarta-feira, que “os mais recentes contactos com Jerusalém não conduziram a uma mudança em prol de Israel” e que Cabo Verde mantém pois “ os seus padrões tradicionais de voto nas organizações internacionais”.

Média de Israel realçam desmentido sobre

Na mesma linha, os diários online Jerusalem Post, Ynetnews, Arutz Sheva-israelnationalnews noticiaram o desmentido.

Todavia, o Times é o único a desenvolver a notícia no sentido de enquadrar o tweet do primeiro-ministro como parte da estratégia de Netanyahu para demonstrar que está a abrir uma importante frente diplomática em África.

O Times refere que Cabo Verde tem, regra geral, votado contra Israel nas Nações Unidas, embora por vezes tenha preferido ou abster-se ou ausentar-se quando se trata de votar assuntos relativos a Israel.

Foi assim que em 2009 Cabo Verde esteve ausente da Assembleia-Geral que discutiu o Relatório Goldstone – que acusa Israel de crimes de guerra em Gaza. Em 2011 absteve-se de votar a aceitação da Palestina como membro da UNESCO. Em 2012 Cabo Verde votou a favor da aceitação da Palestina como observador na ONU, com oposição de Israel.

Em risco a Cimeira do Togo em Outubro

Como alguns dos órgãos da imprensa têm (desde esta segunda-feira) noticiado, a Cimeira do Togo, prevista para Outubro, está em risco porque o presidente togolês, Faure Gnassingbé, está a sofrer imensa pressão dos parlamentares para cancelar o evento.

Para críticos, designadamente de alguns países africanos, a cimeira pouco serve os interesses africanos. O evento, que terá já sido aceite por 20 a 30 líderes dos 54 países de África, incluindo o presidente de Cabo Verde, como realçam os média referidos, é visto como uma forma de submissão à estratégia do primeiro-ministro israelita cuja posição está fragilizada devido aos escândalos de corrupção em que está envolvido.

Fontes: referidas. Foto de The Times of Israel.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau