SOCIAL

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Médicos da África Avanza oferecem consultas para utentes do Sal, São Nicolau e Boa Vista 07 Setembro 2015

Uma equipa médica da associação espanhola África Avanza, formada por cinco profissionais, está de volta à ilha do Sal para dar consultas no Hospital Público Ramiro Figueira. Trata-se do 12º programa de cooperação “Médicos Solidários para Cabo Verde", que vai fornecer cuidados médicos e cirúrgicos a pessoas com poucos recursos económicos das ilhas do Sal, São Nicolau e da Boa Vista.

Médicos da África Avanza oferecem consultas para utentes do Sal, São Nicolau e Boa Vista

A missão médica, composta por um cirurgião geral, um fonaudiólogo, dois anestesistas e um especialista em medicina física e reabilitação vai estar na ilha até o próximo domingo, 13. Permanecerá de plantão 24 horas por dia para atender a qualquer emergência.

Consultas de medicina física e reabilitação

Nesta edição de 2015 os “Médicos Solidários para Cabo Verde" vão fornecer, pela primeira vez, o programa de medicina física e reabilitação. O especialista da África Avanza fará uma apreciação das necessidades dos utentes nessa área e examinará adultos e crianças que apresentem queixas tais como dores, lesões músculo-esqueléticas, deficiência ou espasticidade, entre outras patologias. As consultas serão realizadas em conjunto com a responsável da área de fisioterapia do Centro de Saúde Espargos.

Mais de 300 cirurgias e 400 consultas realizadas

Desde o início do programa MSCV, em Outubro de 2012 na ilha do Sal, a associação África Avanza, formada exclusivamente por voluntários, além de enviar à ilha 52 médicos, apetrechou o hospital com equipamentos médicos e suprimentos cirúrgicos. A equipa médica realizou 348 consultas de cirurgias, 466 em outras especialidades e vários cursos de formação técnica.

Este programa tem conseguido reduzir significativamente as listas de espera na ilha do Sal, bem como, contribuiu para melhorar a saúde das pessoas com menos recursos. Além do programa MSCV, a associação está a trabalhar em novas iniciativas – que privilegiam áreas como a juventude, formação, ambiente e alimentos – as quais já estão em várias fases de desenvolvimento.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau