ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Médicos da África Avanza regressam ao Hospital do Sal para consultas 13 Junho 2015

Os médicos da associação espanhola África Avanza voltaram esta sexta-feira, 12, ao Hospital Público do Sal, onde vão trabalhar durante dez dias. Esta que é a 10ª viagem do programa "Médicos Solidários para Cabo Verde" marca a retoma das actividades solidárias dessa associação no nosso país, após estarem resolvidos os problemas técnicos com os equipamentos de respiração assistida na sala de cirurgia do Hospital do Sal. Os médicos espanhóis chegam para fornecer cuidados médicos e cirúrgicos a pessoas da ilha com poucos recursos económicos.

Médicos da África Avanza regressam ao Hospital do Sal para consultas

O staff de equipa médica da África Avanza que estará na ilha do Sal é formada por um anestesista, um ginecologista e um cirurgião geral que realizarão intervenções cirúrgicas e consultas programadas. Permanecem de plantão 24 horas por dia para atender a eventuais intervenções de urgência. Nesta deslocação participará também o Chefe de Comunicação da associação, com o fim de reforçar as relações com os meios de comunicação e instituições cabo-verdianas.

Primeiras intervenções cirúrgicas por laparoscopia

Como um marco especial nesta 10ª viagem do programa, África Avanza vai montar no Hospital do Sal um equipamento de laparoscopia, que foi doado à Associação pela empresa espanhola de equipamentos cirúrgicos SUMISAN. A técnica laparoscópica proporciona evidentes benefícios por ser menos invasiva e permitir uma recuperação mais rápida dos pacientes.

"Certamente que esta contribuição marcará um antes e um depois na prática cirúrgica na ilha do Sal e em Cabo Verde. Também serão fornecidos equipamentos de apoio e materiais cirúrgicos específicos para fazer as operações previstas aos pacientes do Sal e de outras ilhas vizinhas", considera em nota a associação espanhola.

Recorda-se que Africa Avanza desenvolve o projecto de cooperação "Médicos Solidários para Cabo Verde" desde Outubro de 2012, na ilha do Sal. Desde essa altura foram deslocadas 44 pessoas no total, incluindo 30 médicos, que durante a sua estada em Cabo Verde permaneceram contactáveis 24 horas por dia para casos urgentes. O staff de médicos realizou nove viagens de cooperação à Ilha do Sal, efectuaram-se 296 intervenções cirúrgicas e mais de 375 consultas.

As especialidades são priorizadas de acordo com as necessidades, bem como a disponibilidade de meios técnicos e humanos. Até agora, actuam nas áreas da cirurgia, ginecologia, anestesia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ortopedia, enfermagem e medicina de família. E, na medida das suas possibilidades, África Avanza também transporta e disponibiliza equipamentos cirúrgicos, tecnologicamente avançados, grandes quantidades de material cirúrgico, para além de promover a formação e a transferência de conhecimentos técnicos ao pessoal local.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau