INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Merkel vence e extrema-direita é a terceira força política 25 Setembro 2017

A CDU da chanceler Angela Merkel venceu as eleições legislativas com 33,5% dos votos, seguida dos sociais-democratas do SPD (20,6%) e do partido Alternativa para a Alemanha (AFD), segundo uma projeção divulgada pela televisão pública ZDF. Merkel reconheceu esperar um resultado melhor.

Merkel vence e extrema-direita é a terceira força política

Destaque para o resultado do partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) que surge como o terceiro partido mais votado (resultado entre 13% e 13,5%, superando os 11% das sondagens) e que ganha lugar no parlamento alemão pela primeira vez em mais de 50 anos.

O partido liberal (FDP) chegará aos 10%, enquanto a esquerda e os Verdes ficarão empatados com 9% dos votos, segundo agência de notícias espanhola EFE.

Os principais partidos também sofreram um declínio acentuado em relação às eleições gerais de 2013, ano em que a União Democrata Cristã de Merkel e o seu aliado na última legislatura (CDU /CSU), obtiveram 41,5% e o SPD 25,7%.

Merkel chegou ao poder em 2005 depois de derrotar o então chanceler Gerhard Schroder, tendo depoois derrotado Frank-Walter Steinmeier, em 2009, e Peer Steinbrück, em 2013.

Governo sem SPD

O Partido Social Democrático já anunciou que não quer fazer parte da Grande Coligação, como aconteceu nas legislativas anteriores, porque quer ficar fora do governo e protagonizar a oposição ao executivo de CDU/CSU. Isto para que possa reduzir o peso poltico da extrema-direita no parlamento da RFA.

Sendo assim, tudo indica que, com mais de 10% dos votos, os liberais-democratas do FDP são os mais prováveis candidatos a formar um Governo de coligação com os democratas-cristão de Merkel.

O líder Christian Lindern, disse, no entanto, que apesar de estar pronto a entrar para uma coligação com Merkel, “muito vai ter de mudar” em termos de política. O FDP é crítico das políticas do Governo em relação aos migrantes e refugiados. Fontes:JN/EN

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau