ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Milhares de pessoas no último adeus a António Mascarenhas Monteiro 19 Setembro 2016

Terminou na tarde deste domingo, 18 de Setembro, o iluminado percurso do nosso Ex- Presidente da República, António Mascarenhas Monteiro. Foi a enterrar na cidade da Assomada, Santiago. Fica a saudade deste homem de coração grande, do tamanho da sua sabedoria. Fica o agradecimento dos Cabo-Verdianos por tudo o que fez em prol do Cabo Verde que temos hoje.

Milhares de pessoas no último adeus a António Mascarenhas Monteiro

O cemitério de Nhagar na cidade da Assomada recebeu no final de domingo, o corpo de uma das figuras mais marcantes de Cabo Verde. Voltou à terra António Mascarenhas Monteiro. Foi a enterrar um dos nossos ilustres. A terra, essa, estava húmida e fresca, porque foi bafejada pela chuva amiga, para receber um dos seus filhos mais pródigos.

Ainda antes de se chegar à Assomada, via-se que a cidade estava também de luto. As nuvens estavam baixas, negras e carregadas de lágrimas que derramavam pela partida de um filho distinto. Derramando lágrimas também estava os milhares de pessoas – os mais altos dirigentes nacionais, mas também outras anónimas, simples e humildes, que se deslocaram-se ao cemitério de Nhagar para, entre abraços, apertos de mãos e aconchegos, despedirem-se do nosso"Tony”.

No percurso Praia/Assomada, a longa comitiva que acompanhava o corpo de Mascarenhas Monteiro à sua última morada deparava com as mais variadas demonstrações de gratidão do seu povo que tão bem soube resguardar. À berma da estrada pessoas acenavam bandeiras, cumprimentavam e outras simplesmente olhavam com o ar de pesar, numa clara demonstração de afecto e respeito.

A perda é grande, mas a esperança é ainda maior. Uma esperança que será alimentada pelo legado que Tony nos deixou. Uma para fazer deste Cabo Verde cada vez melhor.

Descanse em paz!

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau