NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Mindelact vai ser agraciada com a Ordem do Vulcão no próximo dia 19 17 Julho 2017

A Associação Mindelact, com sede em Cabo Verde, ilha de São Vicente, cidade do Mindelo, vai ser agraciada, no próximo dia 19, com a Ordem do Vulcão de 1.ª Classe. A mesma é atribuída pelo Presidente da República a personalidades e instituições cabo-verdianas e estrangeiras, “que contribuem para o engrandecimento da nação”.

Mindelact vai ser agraciada com a Ordem do Vulcão no próximo dia 19

A chefia do Estado justifica que a atribuição da Ordem do Vulcão de 1.ª Classe à Associação Mindelact, por esta, no plano cultural, figurar “entre as instituições que mais se ocuparam da divulgação do teatro e da dramaturgia cabo-verdianas, procurando, em mais de vinte anos de história, fazer de cada Festival de Teatro ou evento cultural do seu vasto calendário, um verdadeiro acontecimento socio-cultural no Mindelo, mas com impactos positivos em todo o país.” A nota oficial da Presidência da República cita por Cenaberta destaca ainda que “a riqueza da cultura cabo-verdiana resulta também das sementes que os agentes, grupos, activistas culturais no sentido mais lato, dramaturgos, actores, técnicos, humedecem com o seu labor e dedicação, a cada dia que passa, na maior das vezes de forma abnegada”.

Uma honra suprema

Em declaração ao Cenaberta, o presidente João Branco, salienta que o prémio atribuído pelo PR de Cabo Verde representa uma honra para a Associação Mindelact e seus membros em geral. “A distinção que nos foi reservada pela mais alta figura do Estado de Cabo Verde, com a Medalha da Ordem do Vulcão de 1ª Classe, representa para nós uma honra suprema e o corolário de um trabalho com mais de 20 anos de duração. A Associação Artística e Cultural, fundada em 1996, tem sido uma espécie de motor das artes cénicas crioulas, na divulgação, na formação, na produção, na documentação e na internacionalização. Neste ano, pouco tempo depois de se ter colocado em causa a própria capacidade de sobrevivência da Mindelact, esta homenagem do Estado de Cabo Verde, dá-nos a certeza de que o Cabo das Tormentas será ultrapassado e que novos tempos virão. Uma distinção que dedicamos a todos os agentes teatrais de Cabo Verde, e todos os outros que durante estes anos ofereceram tão generosamente o produto do seu trabalho artístico ao nosso povo. Bem hajam», conclui o encenador João Branco.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau