ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Mindelo recebe Conferência Episcopal Interterritorial e espectáculo Cantar a Fé 05 Novembro 2016

A Cidade do Mindelo acolhe, a partir da próxima segunda-feira,7 de Novembro, uma Conferência Episcopal Interterritorial com a participação de 13 bispos provenientes do Senegal, Mauritânia, Guiné -Bissau. Este colégio episcopal que acontece durante sete dias culmina com o espectáculo "Cantar a Fé" para exaltar a beleza da fé e do sagrado que estão presente na história e cultura cabo-verdianas. Estes eventos encerram o Jubileu Extraordinário da Misericórdia.

Mindelo recebe Conferência Episcopal Interterritorial e espectáculo Cantar a Fé

Segundo o Bispo da Diocese do Mindelo, Dom Ildo Fortes, no colégio episcopal em que participa também o cardeal Dom Arlindo Furtado, e Monsenhor Adrien Sarr, Arcebispo emérito de Dacar, além de preparar a exultação para o povo de Deus que será divulgada por altura do Quaresma várias temáticas estarão sob a mesa.

Vão discorrer sobre as grandes questões do mundo actual, como por exemplo, a onda de emigração da África para a Europa, a vida sacerdotal, a família e analisar as directrizes saídas do Simpósio das Conferências Episcopais de África (SECAM), que aconteceu em Julho do ano passado, e da Reunião das Conferencias episcopais da África Ocidental (RECOVA) que aconteceu em Novembro do mesmo ano.

“Teremos uma feliz e grande coincidência de o nosso encontro terminar precisamente no dia em que as igrejas locais e nas Dioceses do mundo inteiro, o Bispo Diocesano encerra o Jubileu da Misericórdia, por vontade do Papa”, explica Dom Ildo Fortes, para quem nesta linha será realizado no Domingo, dia 13, uma Eucaristia Solene na Pró-catedral com sacerdotes das ilhas do Sal e de Santo Antão, e ainda no culminar da tarde o espectáculo Cantar a Fé.

“O espectáculo acontece no domingo, 13 de Novembro, na Praça Nova, a partir das 17h30 com a presença de inúmeras artistas da nossa terra e da Diáspora. Estão confirmadas as presenças de Celina Pereira, Dino de Santiago, Cármen Sousa, Homero Fonseca, Sandra Horta, Jairson Gai Dias, Daianira Veríssimo, Constantino Cardoso, Cláudia Sofia, Ana Azevedo e Zizi Vaz e outros.

O show terá uma duração de aproximadamente duas horas e o repertório será baseado essencialmente nas músicas cabo-verdiana que exaltam a fé. Os artistas convidados não terão cache, isto porque, segundo Dom Ildo Fortes, seria um contra-senso Cantar a Fé e envolver dinheiro. Apesar disso, reconhece que os artistas vivem da sua arte e por isso eles devem ser valorizados.

“É sabido que a história e a cultura do povo cabo-verdiano estão fortemente marcadas pelas matizes da fé cristã. Negar isso seria desconhecer a nossa própria história e identidade. Felizmente, encontramos essa vertente de fé expressa na nossa música na literatura, nas artes, na poesia nos contos. E é com este intuito de abraçar a Fé e a cultura que queremos realizar este evento”, afirma o Bispo.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau