ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Ministro Abraão Vicente protagoniza mais uma polémica que desgasta o Governo: S.Vicente reage com não à transferência do espólio do Museu do Mar para S.Nicolau 22 Julho 2017

A sociedade civil de S.Vicente reage com um redondo «não à alegada medida do Ministro da Cultura e Indústria Criativa de querer desviar o espólio do Museu do Mar de Mindelo para o Museu de Pesca de Tarrafal de S.Nicolau». Esta nova polémica protagonizada por Abraão Vicente está a provocar um grande desgaste ao governo de Ulisses Correia e Silva junto da população de S.Vicente, que, a 05 de Julho último, teria protestado em manifestações contra «a política centralista da Capital». Em nota, o ministro da Cultura e Indústria Criativa, esclarece que vai transferir apenas a parte do espólio sobre pesca baleeira que foi doada pelo Museu da Baleia de New Badford-EUA ao Museu de Pesca de S. Nicolau.

Ministro Abraão Vicente protagoniza mais uma polémica que desgasta o Governo: S.Vicente reage com não à transferência do espólio do Museu do Mar para S.Nicolau

A cidade Mindelo está em polvorosa com a medida do ministro da Cultura e Indústria Criativas em mandar parte do espólio do Museu do Mar, que funciona na Réplica de Torre de Belém em S.Vicente, para o Museu de Pesca de Tarrafal de S.Nicolau. Com isso, Abraão Vicente – especialista em criar problemas e factos políticos para talvez ganhar notoriedade – acaba de provocar mais um desgaste ao governo de Ulisses Correia e Silva junto dos são-vicentinos.

É que, segundo apurou o Asemanaonline, a medida caiu que nem uma pomba junto da sociedade civil local, que se posiciona contra ao desvio do Museu ou da parte do seu espólio em causa - por ocasião do 05 de Julho tinha protestado, através de uma manifestação com contou com mais de cinco mil pessoas, contra «a política centralista da Capital».

Ouvido por este jornal, o líder do Movimento Cívico Sokol 2017 observa que o ministro tinha falado na transferência do espólio e agora veio a rectificar ser parte do espólio sobre a pesca baleeira que vai para S.Nicolau.

Ainda assim, Salvador Mascarenhas critica que o Governo devia consultar e respeitar o povo antes de anunciar qualquer medida. « Os partidos e governantes não devem tratar o povo desta maneira: chegar e anunciar medidas, sem socializá-las e ouvir as pessoas. Têm de respeitar o povo».

Referindo-se à ideia de se transformar e modernizar o Museu do Mar de Mindelo, Salvador rebate que a intenção pode ser boa, mas adverte que, por ora, tudo não passa de conversa. É que, segundo alerta, tudo depende de dinheiro, que ainda não existe.

Em conferência de imprensa, o líder da UCID também considerou tratar-se de uma “medida de gestão» do governo, mas que “o orgulho de São Vicente está ferido”. “Somos contra qualquer decisão que prejudique uma ilha em favor de outra, somos literalmente contra”, defendeu António Monteiro, prometendo que ele e os restantes deputados do seu partido irão questionar o ministro Abraão Vicente na plenária da Assembleia Nacional para o debate sobre o Estado da Nação, que arranca na segunda-feira, 24.

Governo esclarece e confirma transferência do espólio

Entretanto, o ministro da Cultura e Indústria Criativa faz questão da esclarecer que nunca esteve em causa transferir o Museu do Mar de S.Vicente para S.Nicolau. Em comunicado, confirmou que vai apenas enviar o espólio sobre a pesca baleeira oferecido pelo Museu da Baleia de New Bedford ao Museu de Tarrafal. «Do relatório de gestão 2011 a 2016 produzido pelo Ministério da Cultura, no capítulo sobre a valorização do Património Cultural, identifica-se que todo o espólio referente a pesca baleeira que se encontra no Museu do Mar (Mindelo) foi oferecido pelo Museu da Baleia de New Badford. Assim, de acordo com o protocolo existente entre o IPC e este Museu, é do entendimento da tutela da Cultura e das Indústrias Criativas que as peças deste espólio pertencem ao Museu da Pesca de Tarrafal de São Nicolau, pois foram doadas na perspectiva da sua abertura».

Abraão Vicente Explicou que, como o Ministério da Cultura anterior não conseguiu financiamento para concluir a segunda fase da obra do Museu em Tarrafal, essas peças foram colocadas temporariamente no Museu do Mar do Mindelo. «Esta é a verdade dos factos. O novo Governo após um ano de trabalho conseguiu a mobilização do montante necessário para se concluir a segunda fase da instalação do Museu da Pesca de São Nicolau, devendo por isso o espólio que sempre pertenceu a este museu fazer parte da exposição que se irá montar».

O titular da pasta da Cultura acrescentou que são um número muito reduzido de peças oferecidas pelo Museu de New Badford, peças essas a que se ajuntam a várias outras que também foram levadas do Museu de Arqueologia Subaquática da Praia para o Museu do Mar em Mindelo.

Redesenho do Museu do Mar

Esclarecida que está a questão do espólio, Abraão Vicente anuncia que o Governo está a pensar num museu que também incorporasse a histórica ligação de Mindelo ao mar e aos oceanos. « O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas tem em estudo o redesenho do actual Museu do Mar, mantendo grande parte das peças actuais, mas dando-lhe uma visão mais contemporânea».

Referindo-se à montagem do futuro “Museu do Porto Grande”, disse que incluiria um centro interpretativo da história da cidade do Mindelo e novas peças museológicas que irão enriquecer o espólio actual. « Nada mais dignificante e enriquecedor para a ilha. Não há nem desvio, nem nenhuma tentativa de extinguir o Museu do Mar- que nunca chegou a ser criado legalmente por lei, outra falha grave da gestão anterior; pelo contrário, estamos a ir de encontro com as aspirações da ilha em desenhar um verdadeiro museu da ilha em todas as suas dimensões», lê-se no comunicado a que este diário teve acesso.

O ministro concluiu que «o MCIC continuará a trabalhar e está atento e aberto a todos os posicionamentos informados que possam enriquecer o trabalho que está a realizar de forma a unir os cabo-verdianos em prol de um bem maior, de uma nação mais justa, mais equilibrada e mais desenvolvida».

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau