CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Ministro da Saúde anuncia que S.Vicente vai ter Centro de Diálise brevemente 17 Janeiro 2018

O ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, anunciou, hoje-16, que o Hospital Baptista de Sousa (HBS), com sede na cidade do Mindelo de São Vicente, vai ter, num curto espaço de tempo, o seu Centro de Hemodiálise (CH) para tratar doentes da Região do Barlavento.

Ministro da Saúde anuncia que S.Vicente vai ter Centro de Diálise brevemente

Arlindo do Rosário fez este anúncio durante uma conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo português, Adalberto Fernandes, que se encontra em Cabo Verde para uma visita de três dias e cujo objectivo é dar consistência e introduzir liderança política na cooperação existente e entre os dois países.

“Estamos a trabalhar no processo para que, o mais breve possível, possamos ter o centro de hemodiálise no Mindelo a funcionar”, disse o ministro cabo-verdiano, citado pela Inforpress.

Detendo-se sobre o tema em apreço, o governante português avançou à imprensa que Portugal manifestou abertura para ao nível financeiro, técnico, estrutural e de recursos humanos ajudar Cabo Verde a abrir mais um centro e diálise em São Vicente.

Isso porque, salientou Adalberto Fernandes, o centro aberto na Praia tem dado bons resultados na sua utilidade, pelo que a intenção de se realizar mais um centro em São Vicente tem nota positiva da parte lusa.

Conforme a mesma fonte, a reivindicação para a instalação de um Centro de Diálise em São Vicente para região do Barlavento remota aquando da abertura do centro da Praia, e foi reforçado no parlamento em 2017, pelos eleitos da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) e Movimento para a Democracia (MpD).

É de recordar que o Centro de Hemodiálise na cidade da Praia foi inaugurado em 2014 e custou à volta de 180 mil contos, comparticipados em 70 por cento (%) pelo Estado português.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau