ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Ministro das Finanças de Cabo Verde diz que crescimento económico está dentro das previsões 30 Setembro 2017

O ministro das Finanças de Cabo Verde, Olavo Correia, desvalorizou, hoje (29), o abrandamento no crescimento da economia no segundo trimestre do ano, adiantando que está dentro das previsões do Governo.

Ministro das Finanças de Cabo Verde diz que crescimento económico está dentro das previsões

O crescimento económico em Cabo Verde registou um abrandamento no segundo trimestre deste ano, com o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) a situar-se nos 3,1% contra os 4,0% do trimestre anterior.

De acordo as Contas Nacionais Trimestrais, divulgadas hoje pelo Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde (INECV), o PIB cresceu 3,1 por cento no segundo trimestre de 2017, abaixo dos 4,0% do primeiro trimestre do ano e dos 3,7% do trimestre homólogo de 2016.

"Estamos a falar de um valor entre 3% e 4%. É o valor expectável. Até final do ano teremos condições de ter um valor superior. Está dentro daquilo que é a nossa margem em termos de previsão para o crescimento", disse.

Adiantou ainda que, com as medidas que o Executivo irá tomar em matéria de financiamento e da fiscalidade haverá "condições para que a economia cresça a um ritmo muito superior".

"Estamos a trabalhar para que isso venha a ser uma realidade", acrescentou Olavo Correia.

O ministro das Finanças cabo-verdiano falava aos jornalistas, na cidade da Praia, à margem de uma conferência sobre boas práticas de gestão.

De acordo com o INECV, o abrandamento do crescimento do PIB resultou da "desaceleração das despesas do consumo final e do aumento das importações de bens e serviços".

No acumulado dos dois trimestres de 2017, a economia cabo-verdiana regista uma variação do PIB de 3,6% contra os 3,9% do período homólogo de 2016.

O Produto Interno Bruto (PIB) real cabo-verdiano cresceu 3,9% em 2016 e as estimativas oficiais [Governo, Banco de Cabo Verde, FMI e Banco Mundial] apontam para um crescimento no intervalo entre 3% e 4% em 2017. Fonte: Lusa

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau