ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Ministro dos Negócios Estrangeiros e do Comércio da Hungria em visita oficial a Cabo Verde 17 Novembro 2017

O Ministro dos Negócios Estrangeiros e do Comércio da Hungria, Péter Szijjàrtó, visita Cabo Verde, a partir desta sexta-feira,17, prolongando-se até sábado, 18. Tem por objectivo retomar o diálogo político-diplomático e a cooperação entre os dois países, reencetado com a visita oficial do Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, realizado àquele país, em Junho passado.

Para além da discussão de assuntos político-diplomáticos e de cooperação de interesse comum, os dois ministros aproveitam a ocasião para a assinatura do Memorando de Entendimento entre o Ministério da Educação de Cabo Verde e o Ministério de Capacidades Humanas da Hungria, no domínio da cooperação educacional para os anos 2018-2020.”Neste âmbito, a Hungria disponibiliza 10 bolsas de estudo por ano a estudantes e investigadores cabo-verdianos para realizarem estudos e/ou pesquisas nas instituições académicas húngaras”.

“Com esta visita pretende-se dar um novo impulso nas relações de cooperação com países do leste europeu, sobretudo os da União Europeia, privilegiando as relações econômicas e empresariais, com destaque para a área do turismo”, informa o Governo em comunicado.

De relembrar que Cabo Verde e Hungria assinaram, em Maio último, um acordo de cooperação nos domínios da educação e cultura e, em Setembro foi realizada a primeira formação de formadores musicais em Cabo Verde, com base no método húngaro kodály.

Durante a sua estada no país, a delegação húngara aproveita a oportunidade para um diálogo aberto com a comunidade universitária Jean Piaget, e será recebida em audiência de cortesia pelo Presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, além de encontros de trabalho com a Ministra da Educação, Maritza Rosabal, o Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva.

Celso Lobo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau