CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

“Missão Áfria Avanza” faz balanço positivo da formação de enfermeiros e de manutenção de equipamentos médicos. 24 Setembro 2017

Uma equipa de Médicos Solidários para Cabo Verde da “Associação África Avanza” faz balanço positivo da formação de enfermeiros e da manutenção de equipamentos médicos, recentemente desenvolvida no país.

“Missão Áfria Avanza” faz balanço positivo da formação de enfermeiros e de manutenção de equipamentos médicos.

As acções focaram-se na formação de 33 enfermeiros, provenientes dos hospitais mais importantes do país (HAN-Praia, Santiago Norte, HBS-São Vicente, Santo Antão, Fogo e Sal) que marcaram presença no curso teórico-prático sobre "Limpeza, desinfeção e esterilização de material e instrumentos sanitários", através das três Técnicas Sanitárias da Africa Avanza no Hospital do Sal.

“Para o responsável pela formação, durante os três dias, com uma carga horária de18 horas, os participantes demonstraram bastante interesse e foram muito participativos nas actividades desenvolvidas”.

De acordo com o inquérito de satisfação realizado após a formação, as acções foram valorizadas, com especial destaque para uma ligação audiovisual em tempo real, através do sistema de telemedicina online de Cabo Verde, com outros hospitais do país.

Tendo em conta estes resultados positivos, a associação já se encontra a preparar novos cursos de formação, nomeadamente complemento para a cooperação cirúrgica e saúde no programa "Médicos Solidários para Cabo Verde”.

“Os resultados foram muito positivos, uma vez que foram monitorizados 55 equipamentos, tendo lhes sido atribuído etiquetas para garantir o seu acompanhamento futuro e rastreabilidade. Foram avaliadas 25 equipas, tendo sido reparados 10 equipamentos avariados - nove deles receberam trabalho preventivo de manutenção”, sublinha a nossa fonte.

De ressaltar que o valor comercial das peças e ferramentas de produção doadas para os equipamentos e instalações hospitalares foi de cerca de cinco mil euros, sendo que a Missão conseguiu aliviar um défice que, irá melhorar as condições de funcionamento e de segurança das instalações hospitalares. Além disso, foram instalados e colocados em funcionamento dois mini-autoclaves doados pela Associação e um equipamento designado para cirugia oftalmológica de catarata.

Para o Ministério da Saúde de Cabo Verde, estas acções de formação e manutenção técnica abrem caminhos novos e interesses para uma futura cooperação com a saúde no país e complementam o trabalho de cirurgias livres e cuidados médicos, que há quatro anos compõem o programa "Médicos Solidários para Cabo Verde".

De referir que “África Avanza” é uma Associação sem fins lucrativos, fundada desde Novembro de 2012, por um grupo de mais de 50 profissionais solidários e voluntários, em Vizcaya. Seu objectivo principal é promover e realizar projectos de cooperação com as comunidades mais desfavorecidas da África Subsahariana, que contribuem para a redução da pobreza e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Esta ONG desenvolve há cinco anos, com o Hospital Regional do Sal, um programa de cooperação médica denominada “Médicos Solidários para Cabo Verde (MSCV), deslocando-se, periodicamente, para realizar consultas e intervenções cirúrgicas, na ilha mais turística de Cabo Verde.

Celso Lobo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau