INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Morreu a ativista anti-apartheid Winnie Mandela 02 Abril 2018

A morte de Winnie Madikizela-Mandela foi anunciada pelo seu assistente pessoal, Zodwa Zwane. A ativista anti-apartheid, casada com o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela durante 38 anos, Winnie tinha 81 anos.

Morreu a ativista anti-apartheid Winnie Mandela

Nascida a 26 de setembro de 1936 em Bizana, na província do Cabo Oriental, Winnie começou a interessar-se pela política muito jovem, quando trabalhava assistente social num hospital. Aos 22 anos, chamou a atenção de Nelson Mandela quando este a viu numa paragem de autocarro no Soweto. O romance começou quase se imediato e o casamento surgiu um ano depois.

O casal dedicou todas as suas forças à luta contra o apartheid, com a relação a sofrer as consequências desse empenho. "Eu estava casada com o ANC. Foi o melhor casamento que tive", diria, anos mais tarde.

Durante os 27 anos de detenção de Mandela, Winnie foi no entanto uma defensora incansável da sua libertação. Após a libertação de Mandela, a sua defesa de métodos controversos entrou em choque com o discurso de união e reconciliação do marido e o casamento acabou.

C/Diário de Notícias

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau