INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Mosquito do dengue detectado pela primeira vez em Portugal 21 Setembro 2017

Uma espécie de mosquito que é transmissor do vírus da dengue foi identificado pela primeira vez em Portugal, no norte do país. "À semelhança do verificado em vários países da Europa, foi agora identificada, pela primeira vez, em Portugal, na região Norte, a espécie de mosquito "Aedes albopictus"", anunciou, esta quarta-feira, a Direção-geral da Saúde (DGS) numa nota pública.

Mosquito do dengue detectado pela primeira vez em Portugal

Contudo, a DGS adianta que até ao momento "não há indícios de risco acrescido para a saúde da população".

Os trabalhos de monitorização e avaliação da situação são da competência dos serviços de saúde pública de nível regional e local da região Norte, em articulação com as autoridades centrais.

"O diretor-geral da Saúde e o presidente do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge continuarão a informar a população da evolução e das medidas tomadas", acrescenta a nota da DGS.

A infeção do vírus de dengue transmite-se através da picada dos mosquitos do género "Aedes" infetados com o vírus, não ocorrendo transmissão pessoa a pessoa. Os vetores existem em extensas áreas do planeta, particularmente nas regiões tropicais e subtropicais.

Fonte: JN

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau