SOCIAL

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Mosquitos de Cabo Verde sem vírus da dengue 06 Setembro 2015

Um estudo entomológico e virológico da dengue realizado por investigadores do Instituto Pasteur de Dakar, Senegal revela que os mosquitos em Cabo Verde não estão, até agora, infectados pelo vírus da dengue. Entretanto, quanto à densidade vectorial, os especialistas afirmam que o país "está numa situação limite" e recomendam, por isso, às autoridades sanitárias que continuem a trabalhar e reforçar a vigilância já que a pesquisa foi realizada antes da queda das chuvas.

Mosquitos de Cabo Verde sem vírus da dengue

O estudo, que aconteceu nas ilhas de Santiago, Maio, Fogo, Boa Vista e São Vicente, concluiu que a população de ‘Aedes aegypti’, um dos mosquitos transmissores da dengue, está dentro dos limites definidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e que estes insectos não estão infectados pelo vírus da dengue.

A Boa Vista é a ilha que regista a melhor situação, seguida da ilha do Fogo e da cidade da Praia, na ilha de Santiago. Apesar disso, os pesquisadores mostram-se preocupados, principalmente com as formas como que as pessoas fazem o armazenamento de água.

É que nas pesquisas, o maior dos focos de mosquitos foi encontrado em “bidões” e cisternas de água. Foram detectadas outras proliferações em pneus, vasos, garrafas de água abandonadas e aquários.

Segundo os dados do Ministério da Saúde, Cabo Verde não registou este ano qualquer caso de dengue ou paludismo autóctone. Os sete casos de paludismo até agora detectados no país foram em pessoas provenientes do estrangeiro.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau