LEGISLATIVAS 2016

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

MpD vence com maioria absoluta: Ulisses eleito primeiro-ministro 20 Mar�o 2016

MpD volta ao Governo ao vencer as eleições deste domingo, 20, com maioria absoluta. Conforme esses resultados provisórios, o líder Ulisses Correia e Silva quebra o jejum ao MpD, levando-o ao poder depois de passar 15 anos na oposição – de 2001 a 2016.

 MpD vence com maioria absoluta: Ulisses eleito primeiro-ministro

Os resultados provisórios mostram que o MpD venceu em todos os círculos eleitorais, excepto o da África (ainda não há dados sobre o círculo das Américas). Estes resultados demonstram uma vontade clara de mudança expressa pelos cabo-verdianos através das urnas.

Com isso, o partido ventoinha obtém maioria absoluta para governar com estabilidade nos próximos cinco anos. Ulisses correia e Silva é o terceiro primeiro-ministro de Cabo Verde, desde a independência a esta data.

Sobre Ulisses Correia e Silva

José Ulisses de Pina Correia, o líder do MpD, é o próximo Chefe do Governo. Antes fez parte, durante 10 anos (de 1991 a 2001), do governo do MpD. Elegendo a alternância política como a sua principal bandeira da campanha, Ulisses candidatou-se pela primeira vez ao cargo de chefe do Governo. O presidente do MpD, que escolheu como lema “Cabo Verde tem solução”, acaba de vencer estas legislativas, quebrando assim a hegemonia paicevista de 15 anos de governação.

Nascido a 4 de Junho de 1962, na cidade da Praia, Ulisses Correia e Silva licenciou-se em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa em 1988. Exerceu a docência na Universidade Jean Piaget e foi director do Departamento de Administração do Banco de Cabo Verde. Em termos governativos, foi Secretário de Estado das Finanças entre 1995 e 1998 e Ministro das Finanças entre 1999 e 2000.

Antes de ser eleito para o primeiro mandato como Presidente da Câmara Municipal da Praia, Ulisses Correia e Silva foi eleito deputado nacional e, posteriormente, líder do Grupo Parlamentar do MpD, função que exerceu por dois anos - de Março 2006 a Março 2008 -, ao mesmo tempo que assumia a função de vice-presidente do MpD. É ainda presidente da Comissão Executiva da UCCLA e Presidente da IDC – África. Fazer regressar o MpD ao poder constituiu um dos grandes sonhos de Ulisses Correia e Silva agora transformado numa realidade.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau