ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Navio 13 de Janeiro entra no transporte de carga inter-ilhas 26 Agosto 2014

O navio 13 de Janeiro inicia esta segunda-feira, 25, a sua primeira viagem de reconhecimento dos portos de Cabo Verde, onde vai operar como cargueiro. O barco sai esta noite do Porto Grande de São Vicente em direcção à ilha do Sal, passando por Boa Vista, Santiago e Fogo. Vai estar na rota de todas as ilhas de Cabo Verde, para facilitar o escoamento de carga.

Navio 13 de Janeiro  entra no transporte de carga inter-ilhas

Este barco vem responder à demanda de operadores económicos de Norte a Sul do país, escoando carga mas também passageiros, informa João do Rosário, da Sociedade Armadora Aliseu LDR - empresa que agencia o navio. “ Vai prestar serviço a todas as ilhas de Cabo Verde. Será uma nova alternativa para escoamento de grandes volumes de carga e viaturas, o que antes se fazia com insuficiência devido a escassez de barcos com esse porte”.

13 de Janeiro tem 44,57 metros de comprimento, 9 de largura e capacidade para receber 500 toneladas de carga - 14 contentores de 20 pés - e possui dois sistemas de frio para transporte de peixe, carne e outros produtos congelados.

Quem também volta para a rota das ilhas é Vicente, da Sociedade Tuninha, seis meses depois de ter suspendido as viagens por “razoes financeiras", conforme explicou na altura os responsáveis da empresa. Antes, a embarcação fazia o trajecto Santo Antão/ São Vicente, mas agora passa a operar entre as ilhas do Sal, Santiago, Boa Vista e Fogo. Entretanto, não descarta a hipótese de fazer viagens a Santo Antão, caso houver necessidade.

Como regresso aos mares de Cabo Verde desses dois barcos -13 de Janeiro e Vicente – o transporte inter-ilhas regista um grande desafogo no que tange à circulação de carga de grande porte e viaturas pelos diversos pontos do país. É que depois do encalhe do Pentalina B, ocorrido a 5 de Junho último, o país ficou sem cargueiros para fazer este serviço. Estavam apenas a operar o Mar de Canal e os ferrys Kriola e Liberdadi.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau