NOS KU NOS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Navio-Escola Sagres distinguido em Cabo Verde 04 Julho 2016

O Navio-Escola Sagres vai ser distinguido nem Cabo Verde com a medalha, “Estrela de Honra”, na segunda-feira, 4, na cidade da Praia. Esta distinção acontece quando o navio passar pelo país, a caminho do Brasil para levar a bandeira portuguesa aos Jogos Olímpicos Rio 2016. No regresso, o navio atracará novamente em Cabo Verde, desta vez no Porto Grande do Mindelo, entre 10 e 12 de Setembro. O regresso a Lisboa está previsto para 25 de Setembro.

Navio-Escola Sagres distinguido em Cabo Verde

O Navio-Escola Sagres que saiu de Portugal a 21 de Junho para levar a bandeira portuguesa aos Jogos Olímpicos Rio 2016, fará uma escala em Cabo Verde, entre os dias 3 e 6 de Julho.

A primeira estadia do NES é no Porto da Praia, onde acontece a condecoração com a medalha “Estrela de Honra”, que “em termos colectivos, destina-se a galardoar a unidade ou qualquer localidade que haja colectivamente praticado feitos de armas, de resistência de excepcional valor frente ao inimigo, ou de assistência humanitária”.

A entrega da condecoração, deste principal navio-escola da Marinha Portuguesa, coincide com uma visita a Cabo Verde do secretário de Estado da Defesa portuguesa, Marcos Perestrello, que manterá contacto com autoridades nacionais da área da defesa, devendo igualmente ser recebido em visita de cortesia pelo primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva.

Na travessia no Atlântico, o barco segue depois para os portos de Recife, entre 19 e 22 de Julho, e Salvador da Baía, entre 26 e 28 de Julho. A viagem prossegue para o Rio de Janeiro, onde o Sagres deverá chegar a 3 de Agosto. Será a “Casa de Portugal” durante estas Olimpíadas, numa parceria entre a Marinha Portuguesa e o COP - Comité Olímpico Português.

O barco leva a bordo 44 cadetes do 2.º ano da Escola Naval (EN) e ficará no Rio de Janeiro até 22 de Agosto. No regresso, o navio atracará novamente em Cabo Verde, desta vez no Porto Grande do Mindelo, entre 10 e 12 de Setembro. O regresso a Lisboa está previsto para 25 de Setembro, altura em que termina a viagem de 97 dias.

O Navio-Escola Sagres tem como missão o treino e o contacto com a vida no mar dos cadetes da Escola Naval. Complementarmente, é utilizado na representação nacional e internacional da Marinha e de Portugal.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau