ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Navio Kriola retoma esta semana as ligações inter-ilhas 25 Setembro 2017

O navio Kriola, que se encontrava retido há mais de dois anos no Porto Grande de Mindelo, devido aos trabalhos de manutenção, retoma, esta semana, as ligações marítimas regulares Praia-Fogo-Brava. O navio recebe esta segunda-feira,25, o competente certificado de navegabilidade da Agência Marítima e Portuária, que lhe permite transportar cargas e passageiros. A primeira viagem acontece no final desta tarde de hoje (25), com uma viagem na rota São Vicente-São Nicolau.

Navio Kriola retoma esta semana as ligações inter-ilhas

Da ilha de Chiquinho o navio da Cabo Verde Fast Ferry, segue a ligação para a Cidade da Praia. Esta viagem vem retomar a normalidade na ligação das ilhas mais a sul do país, que penalizau sobretudo a ilha da Brava, "largada a sul do arquipélago" com os seus produtos e as suas gentes a protestarem contra o isolamento da ilha - aconteceu ruptura de stock de produtos de primeira necessidade, após o navio Liberdade ter seguido para trabalhos de manutenção.

Segundo a Cabo Verde Fast Ferry, Kriola fará também a ligação com as ilhas de São Vicente e São Nicolau, mas com menos frequência.

Recorde-se que o catamaran Kriola - o primeiro barco a ser adquirido pela Companhia Cabo Verde Fast Ferry para ligar as ilhas do Sul do país, foi mandado parar há mais de dois anos, pela Agência Marítima e Portuária (AMP), que pretextou a falta do certificado de navegabilidade. A AMP exigiu que o Kriola passasse obrigatoriamente por uma inspecção nos estaleiros navais da Cabnave, antes de receber o aval para navegar.

O barco foi entretanto reparado por técnicos contratados pela empresa. Recebeu intervenções no casco, no instrumento de navegação e fizeram ainda reparação nas casas de máquinas, além de outras melhorias.

Já o navio Liberdade encontra-se na reparação nos Estaleiros Navais de Cabo Verde - Cabnave, em S.Vicente - não se sebe ainda quando voltará a operar nos mares de Cabo Verde, ligando, a partir de Mindelo, as ilhas do Norte com as do Sul do arquipélago.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau