ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Navio com 2500 turistas a bordo abre época de cruzeiro no Porto Grande 07 Outubro 2015

A chegada ao Porto Grande esta quarta-feira, 7 do navio de cruzeiro “Mein Schiff 4”, com cerca de 2.500 passageiros a bordo, abre a época de cruzeiros 2015-2016, que vai até Abril de 2016. Para este ano as expectativas são maiores, depois do registo de uma ligeira quebra no movimento de navios-cruzeiros por causa do ébola.

Navio com 2500 turistas a bordo abre época de cruzeiro no Porto Grande

As previsões apontam que o Porto Grande do Mindelo receberá esta temporada 55 navios-cruzeiros, dos quais 27 este ano e 28 até Abril de 2016. São essencialmente embarcações com bandeira das Baamas, Malta, Bermudas, Ilhas Marshall, França, Holanda e Itália, que vêm dos portos de Las Palmas, Dacar e Puerto Estaca. Algumas dessas embarcações têm, para além do Porto Grande, escalas previstas para Fogo, Santo Antão e Boa Vista, e também para Recife (Brasil), Dacar (Senegal) e Europa.

De recordar que em 2014 o surto de ébola na sub-região ocidental da África afectou o tráfego dos navios de cruzeiro, tanto no Porto Grande quanto no Porto da Praia. Algumas companhias resolveram retirar as suas embarcações desta rota por causa da epidemia, uma medida que levou à quebra de quatro escalas em S. Vicente e de duas na ilha de Santiago.

Alguns paquetes decidiram reprogramar os seus itinerários para evitar a quarentena nos portos seguintes. Uma situação que baralhou as previsões das autoridades para os portos nacionais, que sofreram uma redução nas escalas e no número de passageiros. Por causa disso, o Porto Grande recebeu 54 navios, menos três que em 2013. Houve também uma redução do número de passageiros, que passou de 40 mil para 39 mil.

Cenário parecido ocorreu no Porto da Praia, que registou um decréscimo global de seis escalas e 1600 passageiros. O número de cruzeiros passou de 39 para 33 na Capital, e o de passageiros caiu de 25.600 para 24.000.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau