NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Nish Wadada, “Diva do Raggae Crioulo” em tour pela Europa 07 Junho 2016

Nish Wadada está a efectuar o seu 3º tour de verão, durante três meses, pela Europa. A artista vai levar o melhor do raggae cabo-verdiano pelo “Velho Mundo” e fazer até dois shows por noite. Este mês de Junho apresenta-se no Studion Session na Antuérpia, Bélgica, entre os dias 15 a 20. Em Julho, a “Diva do Raggae Crioulo”, como é conhecida, faz show no dia 3, no “On Bass Festival”, na Maiorca, ilhas Baleares, em Espanha. Este é o segundo tour do ano de Nish Wadada, que em Março último, percorreu a Europa em espectáculos. A cantora é a primeira cabo-verdiana a pisar no palco do Rototom Sunsplash – vai actuar neste festival no mês de Agosto.

Nish Wadada, “Diva do Raggae Crioulo” em tour pela Europa

Nish Wadada fez show neste mes em Holanda [Roterdão], na 1ª Edição do Sodade Festival com a banda live no estilo Reggae Roots, da qual fazem parte músicos de renome a residir na Europa e na mesma noite fez outro espectáculo na mesma cidade, no estilo Reggae Dub.

Entre 15 a 20 de Junho, será a vez dos belgas ouvirem na voz desta cabo-verdiana, os sons de Jamaica. É que a Diva vai cantar o Raggae Crioulo no Festival Studio Session, na cidade Belga, Antuérpia. No dia 03 de Julho sobe ao palco do “Massego Session”, em Espanha.

Wadada canta depois no “Dub Camp”, que acontece entre os dias 7 e 10 de Julho, em Nantes, França. Para além do concerto, é convidada para dar uma conferência sobre “Mulheres no Reggae e Sound System”. Alemanha é a sua próxima paragem, em Koln, onde vai actuar no “Katzensprung Festival” a 17 de Julho.

Depois Nish Wadada ruma à Aústria para pisar o palco do conceituado “Rise and Shine Festival”, em Wien, a 22 de Julho. Regressa à Alemanha, Munster, para participar no “Reggae Jam Festival”, a 29 de Julho. Já em Agosto, no dia 5, sobe ao palco do Reggae Geel, na Bélgica.

A cantora irá marcar presença pela terceira vez no Rototom Sunsplash 2016, em Barcelona, Espanha, e é a primeira artista cabo-verdiana a pisar os palcos desta festa. Esta crioula, natural de São Nicolau, foi agenciada para actuar todos os dias durante uma semana deste evento, de 13 a 20 de Agosto.

Nish Wadada foi convidada para participar neste evento, que é tido como o mais importante Festival de Reggae da Europa, com vários projectos e labels com quem tem trabalhado nos últimos anos, desde o Reggae Roots ao estilo Dub, entre eles Blackboard Jungle, Iration Steppas, Green Light entre outros.

Rototom Sunsplash congrega vários palcos dos diferentes estilos da Reggae Music, mas também conferências, workshops e outras actividades relacionadas com a cultura Reggae e vegetarianismo. Por aqueles palcos vão passar grandes nomes do Reggae Mundial como Damien Marley, Morgan Heritage, Manu Chao, Albarosie, entre outros.

A organização informa que “mais datas estão ainda a ser fechadas e serão comunicadas oportunamente”. Importa referir que, “2015 foi em grande para a cantora cabo-verdiana, que viu o seu primeiro álbum Jah Calling, nomeado para melhor álbum do ano em França nos conceituados prémios “Les Victories du Reggae 2016”, mesmo estando apenas há um mês no mercado”.

Lançou ainda 1 EP e 4 Vinis: "Queens & Kings" EP ( Labe Delmighty Sounds), "África" (Label, I-Skankers), "For you I cry" (King Shiloh Majestic Music), "Jah drives me" / "Patience" (Label Salomon Heritage), "Good feelings" (Label Lisboa By Bus), e "Jah Calling" álbum completo (Microkosmo Music / Lassospikante).

Vanina Dias

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau