ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Nova tabela de preços para combustíveis: Gás butano sobe e os outros produtos baixam ligeiramente 09 Abril 2017

O preço do gás butano subiu 1,29%, mas o dos outros produtos baixaram ligeiramente, segundo deliberou a Agência de Regulação Económica (ARE). A nova tabela - válida até 30 deste mês - entra em vigor a partir das zero horas deste sábado, 08, com os preços máximos dos combustíveis.

Nova  tabela de preços para combustíveis:  Gás butano  sobe e os outros produtos  baixam ligeiramente

A ARE fundamenta que a referida tabela foi aprovada ao abrigo do disposto no artigo 11º do Decreto-Lei n.º 27/2003 de 25 de Agosto, que aprova os Estatutos desta Agência, e do Decreto-Lei n.º 19/2009 de 22 de Julho, que define os princípios orientadores e a fórmula de cálculo dos preços máximos de venda ao consumidor final.

Diz a mesma instituição que, de acordo com os dados do “Platts European Market Scan e LPGasWire”, os preços de todos os combustíveis regulados nos mercados internacionais, cotados em dólares por tonelada, (US$/ton), reduziram ligeiramente, em termos de média nos meses de Fevereiro e Março de 2017, com excepção do butano, cujo preço aumentou.

A principal novidade é que o custo do gás butano sofreu um aumento de 1,29%, comparando com o aumento de 7,85% verificado no período anterior.

Já os preços do gasóleo normal, gasóleo para electricidade e gasóleo para fins marítimos diminuíram 1,29%; 1,53% e 1,66%, respectivamente. Nesta mesma linha, os preços da gasolina e do petróleo diminuíram 0,95% e 1,50%, respectivamente, enquanto os do fuel 380 e do fuel 180 reduziram 1,77% e 1,54%, respectivamente.

Perante tal análise, deve-se ressaltar que a evolução internacional dos preços de combustíveis, conjugada com a apreciação do Euro, face ao Dólar americano, determinou a subida dos preços no mercado nacional. A média da cotação diária do EURO/USD, nos últimos dois meses, evidenciou uma apreciação na ordem de 0,72%, com reflexo na evolução dos preços de combustíveis a nível nacional, conforme os dados divulgados pela ARE.

“Estes novos valores do parâmetro Custo de Aquisição do Produto (CP) e os correspondentes preços máximos de venda ao consumidor final dos combustíveis regulados, passam a vigorar de 08 a 30 deste corrente mês”, informa a ARE. Veja a tabela de preços no Rodapé (documento anexo).

Celso Lobo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau