ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Novo acordo ortográfico da língua portuguesa entra em vigor em Outubro 14 Junho 2015

A partir do próximo mês de Outubro, o Governo dará início ao processo de implementação do novo acordo ortográfico da língua portuguesa, em todo o território nacional, assim anunciou o porta-voz do Conselho de Ministros Démis Lobo. A iniciativa surge numa altura em que o Executivo entende que “Cabo Verde tem já as condições básicas necessárias, bem como um ambiente favorável, para dar início à aplicação”.

Novo acordo ortográfico da língua portuguesa entra em vigor em Outubro

“Adoptar-se-á um Plano de Implementação Complementar a executar, de forma concertada e articulada, entre os diferentes intervenientes (Estado, Comunicação Social e nas escolas), por um período máximo de um ano”, explica Démis Lobo.

Para a aplicação do novo acordo ortográfico, o Governo propõe a oferta de sessões de esclarecimentos sobre o uso do A090 (Acordo Ortográfico de 1990) orientadas para professores, estudantes, funcionários, jornalistas, corpo diplomático, entre outros, em parceria com as universidades, os diferentes ministérios, as Associações e Centros Culturais.

Da mesma forma, procede-se a adopção da nova grafia por toda a correspondência oficial do Estado, impressa ou digital, por todos os órgãos de Comunicação Social, designadamente, os jornais e as televisões, pelo Boletim Oficial, entre outros.

O implementação do novo acordo ortográfico foi aprovado em Conselho de Ministros na última reunião realizada esta quinta-feira, 11.

Hélio Robalo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau