ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Novo ano lectivo terá menos dois mil alunos 30 Agosto 2015

O novo ano lectivo em Cabo Verde arranca no próximo dia 14 de Setembro com menos dois mil alunos nos ensinos pré-escolar, básico e secundário, em relação ao ano passado. A informação foi avançada pelo director-geral do Orçamento e Gestão do Ministério da Educação e Desporto, Pedro Brito, no final da reunião do Ministério da Educação e Desporto (MED) na Cidade de São Filipe, na ilha do Fogo.

Novo ano lectivo terá menos dois mil alunos

Segundo Pedro Brito, para o ano lectivo 2015-2016 a projecção é de 139.732 alunos (cento e trinta e nove mil, setecentos e trinta e dois) nos ensinos pré-escolar, básico e secundário. Estes serão orientados por sete mil e trinta e três professores.

Conforme este responsável, a redução é mais evidente no ensino básico. Esta diminuição do número de alunos tem a ver com o facto de a estrutura demográfica cabo-verdiana "ter contraído" um pouco assim como a "baixa taxa de natalidade", que se reflecte na estrutura educativa, como esclarece o nosso interlocutor.

“O ensino básico foi alargado dos actuais seis para oito anos. Haverá um aumento que é compensado no actual figurino do ensino secundário, que passará a ter quatro anos. Estamos a trabalhar para que a lógica dos oito anos que está sendo implementada aconteça sem sobressaltos, e não vai haver problemas porque temos preparado este processo", assevera Brito.

Recorda-se que os delegados e directores das escolas secundárias do país reuniram-se, durante cinco dias, na cidade de São Filipe, ilha do Fogo, para discutir e avaliar vários assuntos ligados à educação e desporto.

C/Lusa

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau