OPINIÃO

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

O CÉU DA MINHA TERRA: SUPER-LUA a 10-8-2014 em Cabo Verde 10 Agosto 2014

O nosso satélite, a Lua, é cerca de 4 vezes menor que a Terra. Não tem atmosfera pelo que, diferentemente do que acontece com a Terra, os meteoros chegam intactos à sua superfície, provocando enormes explosões que originam as crateras que caraterizam esse planeta.

O CÉU DA MINHA TERRA: SUPER-LUA a 10-8-2014 em Cabo Verde

Do facto da órbita da Lua não ser circular mas sim elítica resulta que numas vezes alturas ela está mais próxima da Terra e noutras se encontra mais afastada.

Quando a Lua está no ponto da órbita mais distante da Terra, dizemos que está no Apogeu e quando está no ponto mais próximo fala-se de Perigeu.

Se a Lua está no Perigeu, aos olhos de um observador colocado na Terra, ela parece ligeiramente maior que na fase de Apogeu. A diferença de tamanho é de cerca de 14% e o brilho, este, é 30% superior . O nosso satélite estará, então, a cerca de 357.000 quilómetros de distância do nosso planeta, ou seja menos 50.000 quilómetros que na fase de Apogeu

Devido também a um fenómeno de ilusão, provocado por comparação com referências da superfície da Terra, como sejam edifícios ou elevações de terreno ou até mesmo pessoas, associado a fatores de refração, a Lua parece maior quando se encontra perto do horizonte.

Estes quatro fatores conjugados – tamanho, brilho, ilusão e refração - fazem com que a Lua, no próximo Domingo, dia 10-8-2014, pareça maior e surja como uma verdadeira Super-Lua, logo após o seu nascimento e pouco antes do seu desaparecimento.

Esses dois momentos são os mais adequados para se observar a Super-Lua porque além de ela estar realmente mais próxima da Terra, o efeito extra de ampliação, gerado no cérebro, faz com que ela pareça mesmo uma Super-Lua.

Há um desfasamento de 26 minutos entre a fase de Lua Cheia e o Perigeu o que não é significativo para o fenómeno em causa.

Em Cabo Verde a Lua nascerá às 18h58 e por-se-á às 05h57.

Obs. Quaisquer questões que queiram pôr poderão fazê-lo para o email : a.ruimachado@netcabo.pt.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau