NOS KU NOS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

O Céu da Minha Terra: ADEUS CASSINI! 22 Setembro 2017

Cassini percorreu até hoje 7800 milhões de quilómetros ou seja mais de 50 vezes a distância Terra-Sol e mais de 20.000 vezes a distância Terra-Lua.

Por: Rui Machado

O Céu da Minha Terra: ADEUS CASSINI!

Após uma missão de 20 anos e enormes sucessos a sonda Cassini, por falta de combustível, deixou de poder fazer retificações da sua órbita à volta do planeta e acabou por cair em direção a Saturno, sendo incinerado nessa queda.

Entretanto, tinha feito um mapeamento completo do planeta, dos seus anéis e de alguns dos seus satélites. Descobriu também 4 novas luas de Saturno, recolheu 635 Gigabytes de informação e enviou para a Terra mais de 453.000 fotografias.

Os anéis de Saturno foram observados pela primeira vez em 1610 por Galileu Galilei com um pequeno telescópio por ele construído e que aumentava apenas 10x o tamanho dos objectos.

Cassini percorreu até hoje 7800 milhões de quilómetros ou seja mais de 50 vezes a distância Terra-Sol e mais de 20.000 vezes a distância Terra-Lua.

Para gastar o mínimo de energia, após o seu lançamento a 15 de Outubro de 1997, em Cabo Carnaveral, na Flórida, fez várias passagens junto a planetas para aproveitar a sua força gravítica e acelerar : Vénus em 1998, a própria Terra em 1999 e Júpiter em 2000.

A Cassini foi uma missão conjunta da NASA (Agência Espacial Norte-Americana), da ESA (Agência Espacial Europeia) e da Agência Espacial Italiana.

À sonda foi dado o nome de Cassini em homenagem ao astrónomo italiano Giovanni Cassini que descobriu quatro dos múltiplos satélites de Saturno.

A sonda levava consigo um módulo de aterrisagem Huygens, da responsabilidade da ESA e cujo nome é uma homenagem ao astrónomo holandês Christian Huygens, que descobriu o satélite “Titâ” de Saturno.

A Cassini deixou a Huygens nas imediações de Titã, para que o módulo orbitasse o planeta e mais tarde “aterrasse” nele para obter o máximo de informações sobre esse satélite do planeta dos anéis.

As informações enviada por Huygens permitiram concluir que Titã tem uma atmosfera densa composta essencialmente por azoto (como a Terra) por etano e metano e por mares e rios destes dois hidrocarbonetos. A temperatura à sua sperfície é de cerca de – 180º centígrados.

Titã é o maior satélite natural de Saturno e o segundo maior de todo o Sistema Solar, atrás apenas de Ganímedes de Júpiter.

Huygens fez também um estudo detalhado de outro satélite de Saturno : Encelado.

Encelado é o sexto maior satélite natural de Saturno. Foi descoberto em 1789 por William Herschel. Encelado possui um oceano global de água líquida sob sua superfície gelada.

À medida que Cassini na sua queda se foi aproximando cada vez mais de Saturno foi-lhe possível estudar as camadas mais profundas de Saturno e compreender melhor o seu fortíssimo campo magnético.

Cassini foi das mais bem sucedidas missões espaciais e houve cientistas que dispensaram algumas lágrimas na sua despedida.
Adeus, Cassini, e obrigado!

Qualquer questão que queiram pôr ao autor deverão fazê-lo para o email : a.ruimachado@netcabo.pt

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau