DIÁSPORA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Oceano é orador de conferência em Lisboa que celebra 40 anos da independência 02 Julho 2015

Oceano Cruz é o orador convidado da conferência internacional alusiva aos 40 anos de independência de Cabo Verde que o PAICV promove este sábado, 04, no Instituto Superior de Gestão, em Lisboa. A história de vida do ex-futebolista e actual treinador adjunto da selecção do Irão é um exemplo acabado de como o cabo-verdiano, mesmo vivendo em terra estranha, usa a força do seu trabalho para honrar tanto o país de acolhimento como o torrão natal.

Oceano é orador de conferência em Lisboa que celebra 40 anos da independência

"A história de Cabo Verde desenhou-se ao ritmo de coragem e determinação de todos, sendo um exemplo de prosperidade, crescimento e abertura. Os cabo-verdianos, mesmo na condição difícil de migrantes, honraram as duas pátrias, com a força do seu trabalho", afirma Madalena Semedo, da organização do evento. Oceano Andrade Cruz, que emigrou para Portugal aos seis anos, é prova disso mesmo e uma das maiores referências de Cabo Verde no país, diz a dirigente do PAICV.

Daí o convite para este cabo-verdiano nascido em S. Vicente, em 1962, falar à comunidade cabo-verdiana, o que acontecerá, pela primeira vez, na conferência internacional "40 anos de Independência de Cabo Verde - Igualdade, liberdade, solidariedade, desenvolvimento em democracia: Perspectivas para a próxima década". "O seu percurso profissional dignificou não só o nome de Portugal mas também o de Cabo Verde", declara Madalena Semedo, para quem a expectativa é grande.

Oceano Cruz foi jogador da selecção de Portugal de 1984 a 1998 (60 vezes internacional) depois de brilhar no Sporting como um dos melhores centrais da sua geração. Também jogou pela Real Sociedade (Espanha) e pelo Tolouse (França). Depois seguiu a carreira de treinador. Trabalhou no União de Leiria, no Sporting B e A, na selecção principal das quinas e comandou a selecção portuguesa de sub-21 no ano 2009-2010. Hoje é seleccionador adjunto do Irão.

TSF

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau