ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Olavo Correia: Governo está a trabalhar para repor a confiança dos bancos 22 Agosto 2017

“Toda a política do Estado em matéria de bonificações esteve até agora bloqueada. Simplesmente porque o anterior Governo devia aos bancos e não pagava” disse o Ministro das Finanças, Olavo Correia, garantindo que este Executivo está “a trabalhar para repor o essencial – a confiança”.

Olavo Correia: Governo está a trabalhar para repor a confiança dos bancos

Olavo Correia fez estas declarações, após assinar, em nome do Governo, um contrato com a Caixa Económica de Cabo Verde, à semelhança daquilo que fez dias anteriores com o Banco Comercial do Atlântico. Ao todo são mais de dois milhões de contos acumulados há mais de uma década e que o Estado devia a estas duas instituições referentes, entre outros, a bonificações de juros.

“Trata-se de muito dinheiro que ficou por pagar, desrespeitando contratos e instituições. E o Estado tem que dar o primeiro sinal, cumprindo os compromissos”, justificou o Ministro das Finanças, para quem “o caminho está aberto para um novo relacionamento” com o setor bancário.

Olavo Correia garantiu que o Governo vai criar, no próprio Orçamento de Estado, Buffers e Inscrição Orçamental para que os compromissos sejam assumidos. “Queremos que todo o relacionamento com os bancos seja feito numa base de normalidade e de previsibilidade. Isso criará um novo quadro, com benefícios para os bancos, para o Estado, mas sobretudo para aqueles que são os beneficiários últimos da intervenção do Estado em matéria de financiamento enquanto Política Pública”, explicou.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau