ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Orçamento do Estado entregue ao parlamento para debate e aprovação 21 Outubro 2017

O ministro das Finanças, Olavo Correia, procedeu, hoje (20), a entrega do Orçamento Geral do Estado de Cabo Verde para 2018, ao parlamento, através da presidente em exercício Eva Ortet. Conforme o Governo, o novo OGE é de cerca de 550 milhões de euros, num ano em que o executivo de Ulisses Correia e Silva prevê baixar os impostos sobre rendimentos e estima um crescimento económico de 5,5%.

Orçamento do Estado entregue ao parlamento para debate e aprovação

Conforme a Lusa, as linhas gerais do orçamento de Estado para 2018 foram apresentadas ontem (19), em conferência de imprensa, pelo ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Elísio Freire, após a reunião semanal do executivo.

O documento prevê uma redução de 1% no Imposto sobre Rendimentos (IUR) para rendimentos até 725 euros, a manutenção da dívida pública nos 132% do Produto Interno Bruto (PIB) e um défice de 3,1%.

Com um montante global de 60 mil milhões de escudos (554 milhões de euros), o orçamento do próximo ano representa um aumento em relação ao exercício orçamental deste ano, que era de 56 mil milhões de escudos (cerca de 508 milhões de euros).

O OE2018 prevê que o crescimento do PIB chegue aos 5,5% no próximo ano, acima das previsões do FMI e Banco Mundial que rondam os 4%.

O FMI apontou recentemente para um crescimento de 4,1% em Cabo Verde até 2022.

Fernando Elísio Freire apontou a redução da carga fiscal como "uma das grandes medidas do orçamento", adiantando que abrangerá 80% dos contribuintes individuais.

A proposta do orçamento de Estado foi entregue, esta sexta-feira, ao Parlamento, pelo ministro das Finanças, Olavo Correia. c/Lusa

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau