NOS KU NOS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Órgãos: Mercado vai ser reconstruído e ganha novas valências 24 Agosto 2014

O histórico mercado municipal de São Lourenço dos Órgãos, Santiago, vai ser reconstruído e ampliado. As obras devem arrancar em Outubro e incluem novas valências: espaços fixos para feiras e eventos culturais, restauração e comércio que transformarão o famoso Mercado dos Órgãos num importante centro de distribuição de produtos made in São Lourenço, no interior da ilha-Maior.

Órgãos: Mercado vai ser reconstruído e ganha novas valências

Construído nos finais do século XIX, o Mercado dos Órgãos cedo desponta como uma importante feira do interior de Santiago. Assume esse estatuto até à década de 60. Agora, o projecto que visa restituir-lhe a sua centralidade económica e brilho de outrora custará mais de 105 milhões de escudos e será executado no prazo de um ano. De acordo com o presidente Victor Baessa, 80 por cento desse valor é financiado pelo Fundo de Desenvolvimento Francês, enquanto que os restantes 20 por cento serão assumidos pela edilidade e parceiros.

Victor Baessa afirma que o mercado vai manter os traços originais da fachada principal, mas vai ocupar muito mais espaço. Ganhará novas valências tais como espaços para realizar feiras semanais, lugares fixos para comércio ( lojas, cabeleireiros, barbearias), salão cultural com uma arena central para aproximadamente 300 pessoas, serviços de restauração e bar, gastronomia e artesanato. Para além de um salão dedicado a jovens empreendedores.

Quando pronto, o edil laurentino afirma que o mercado será um importante centro de distribuição de produtos agrícolas frescos e congelados, nomeadamente carne de caça, o que irá permitir grande movimentação de pessoas e bens no concelho. “Em vez de ir directamente ao produtor no campo, o comprador irá ao mercado onde se abastecerá com legumes, hortaliças, frutas e carne”, diz Victor Baessa, que prevê "grande dinâmica na economia local e melhoria de vida das gentes do interior de Santiago".

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau