ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

PAICV considera que há retrocesso no sistema educativo cabo-verdiano 19 Setembro 2017

O PAICV, através do deputado Carlos Delgado, considerou hoje, no Mindelo que o sistema educativo cabo-verdiano encontra-se num momento de retrocesso, culpabilizando assim o Governo de Ulisses Correia e Silva de falta de planeamento e tomadas de medidas avulsas que de nada beneficiam o ensino no país.

PAICV considera que há retrocesso no sistema educativo cabo-verdiano

“Está-se a dar um passo atrás de cerca de 27 anos. Os alunos até o 4º ano vão ter aulas na sua comunidade e os alunos do quinto ano vão ter que se deslocar. E ai é preciso esclarecer que a escolaridade é obrigatória, cabe ao Estado criar as condições para que o saber chegue às crianças lá onde elas estão inseridas”, disse o Porta-voz do maior partido da oposição.

Carlos Delgado afirma que « o país está numa fase de incerteza e insegurança», factos que advêm de uma ruptura completa na gestão educativa, com a criação de 77 reagrupamentos escolares a nível do país, com um modelo de gestão administrativa e pedagógica complexo e pesado.

“As medidas introduzidas neste novo ano lectivo, segundo Carlos Delgado, vão contra ás recomendações da UNESCO, através da carta escolar. Há alguma nebulosidade e alguma incerteza no sistema neste momento”, considera.

O deputado tambarina aponta ainda vários sinais preocupantes, dentre eles problemas financeiros da Universidade pública, que põem em risco a sua sustentabilidade, e a diminuição de bolsas de estudo, deixando as famílias “a braços com o financiamento dos estudos dos filhos”.

Entretanto, o novo ano lectivo 2017/2018 arrancou, esta segunda-feira, 18,em todo o território nacional, trazendo novidades no sistema. São, segundo o governo, os casos da implementação do Plano Curricular para o Ensino Básico Formal, no quinto ano, além de novas disciplinas como História e Geografia de Cabo Verde e Ciências da Terra e da Vida, as línguas francesa e inglesa que passam a fazer parte do currículo escolar do presente ano lectivo.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau