POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

PAICV no fórum de Namíbia para preparar a cooperação Europa-África 05 Setembro 2017

Uma missão do PAICV, que integra os dirigentes Walter Évora e Romeu Modesto, participa no fórum «Diálogo entre os Partidos Social-Democratas, Socialistas e Progressistas Democratas da África e Europa», que arrancou hoje,04, devendo prolongar-se até esta terça-feira, em Windhoek, Namíbia. A iniciativa tem por fim trocar opiniões e visões sobre as formas de lidar com os atuais desafios globais e a necessidade de se investir numa cooperação, visando a preparação da próxima Cimeira Europa-África, a ser realizada no mês de Novembro próximo.

PAICV no fórum de Namíbia para preparar a cooperação Europa-África

O convite para o PAICV participar no referido encontro partiu do SWAPO (Organização do Povo do Sudoeste Africano), que organiza essa jornada de reflexão em parceria com a Fundação Friedrich Ebert-Alemanha. O maior partido da posição estará representado nessa Conferência pelo deputado e dirigente nacional, Walter Évora. Este membro da Comissão Política e da Comissão Permanente vai apresentar uma comunicação, em que traçará a visão do PAICV sobre a conjuntura política internacional e o imperativo do reforço das relações de cooperação entre os Partidos da família da Internacional Socialista da África e Europa, nomeadamente na perspetiva da preparação da próxima Cimeira África/Europa. Walter Évora foi ainda escolhido pela organização da Conferência para representar a Delegação Africana, no Painel sobre as Relações Económicas entre África e a Europa.

IDP e relançamento da cooperação internacional

Mas as acções dos tamabrinas não ficam por aí. Participa também na mesma conferência o Instituto para a Democracia e o Progresso (IDP), cujos órgãos sociais foram recentemente renovados. Estará representado no encontro através do seu administrador Romeu Modesto. Este aproveitará a ocasião para encetar contactos que visam o relançamento das relações de cooperação entre o IDP e a Fundação Friedrich Ebert, com sede na República Federal da Alemanha.

Conforme o Gabinete de comunicação e imagem, essa missão à Namíbia insere-se na estratégia de reforço das relações externas do PAICV, enquanto membro da Internacional Socialista, para cujo Presidium a presidente do PAICV, Janira Hopffer Almada, foi eleita, por unanimidade, como um dos Vice-Presidentes, no passado mês de Julho.

A líder da oposição deve, por isso, participar na reunião da Direcção do IS, que está prevista para 21 deste mês, em Nova Iorque – EUA. Uma reunião que acontece paralelamente à 72ª sessão da Assembleia Geral da ONU e que tem como pontos dominantes da agenda os desafios actuais e as ameaças à paz mundial. Isto diante do clima de forte tensão - por causa dos testes e lançamentos de mísseis intercontinentais - entre Coreia do Norte, Coreia do Sul, Japão e EUA.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau