ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

PM anuncia que Cabo Verde deverá isentar vistos para cidadãos europeus a partir de maio 11 Abril 2017

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, anunciou, esta segunda-feira, que o país está a criar condições para a isenção de vistos para cidadãos europeus a partir de maio deste ano.

PM anuncia que Cabo Verde deverá isentar vistos para cidadãos europeus a partir de maio

"A partir de maio queremos tornar efetiva a medida de isenção de vistos para cidadãos da União Europeia", disse o primeiro-ministro cabo-verdiano à imprensa, na cidade da Praia, após um encontro com o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, que está no país a cumprir uma visita oficial de três dias.

Segundo o chefe do Governo cabo-verdiano citado pela Lusa, por se tratar de uma medida unilateral por parte de Cabo Verde, "exige a tomada de decisões para a sua efetivação", com a "criação de todos os mecanismos para que não haja quebra de receitas que normalmente provêm dos vistos e garantir as condições do controlo a nível das fronteiras".

"O objetivo é criar condições para potenciarmos ainda mais o turismo, o investimento e eliminarmos a barreira que normalmente os vistos colocam na livre circulação, mas integrado dentro de uma estratégia mais abrangente virada para a segurança das nossas fronteiras e documental, criando também condições para que sejamos integrados nas proximidades dos espaços económicos dinâmicos como é a União Europeia", salientou Ulisses Correia e Silva, citado pela Inforpress.

O primeiro-ministro cabo-verdiano acrescentou que a medida poderá ser alargada à Inglaterra, já que o arquipélago recebe muitos turistas provenientes daquele país que, entretanto, vai deixar a União Europeia.

Acreditando que haverá "ganhos mútuos", Ulisses Correia e Silva afirmou, disse ainda a Lusa, que a supressão de vistos vai permitir ao cidadãos terem a noção do espaço contíguo à Europa, tendo em conta a proximidade existente ao arquipélago africano, que também pretende o alargamento do espaço de livre circulação europeu.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau