POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

PR já recebeu Estatuto dos Titulares de Cargos Políticos 09 Abril 2015

O Estatuto dos Titulares de Cargos Políticos chegou esta quarta-feira, 08, às mãos do Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca. O país está ansioso em relação à decisão que vai tomar o mais alto magistrado da Nação: Promulgar, vetar ou enviar de novo o diploma ao Parlamento para ser “expurgado”.

PR já recebeu Estatuto dos Titulares de Cargos Políticos

Devido ao aumento do salário do Presidente da Republica de 170 para 280 contos e consequentemente mais regalias para os Titulares de Cargos Políticos, o diploma tem gerado uma nunca antes vista onda de protestos da sociedade civil. Os cabo-verdianos querem um Não a este estatuto que quase por unanimidade defendem ter chegado em má hora. Acusam os políticos de estarem a promover regalias à classe enquanto à sociedade civil pedem esforços adicionais.

Jorge Carlos Fonseca desdramatiza a pressão à qual está sujeito, advogando que “é um momento normal” da política nacional e afasta qualquer hipótese de crise política à volta do Estatuto. O certo é que nunca os cabo-verdianos tinham unido desta forma a sua voz de protesto à volta de um diploma parlamentar.

Resta agora saber se o PR vai devolver o Estatuto ao Parlamento para ser "expurgado dos exageros" vetar ou promulgar. O Estatuto dos Titulares de Cargos Políticos foi aprovado a 25 de Março por unanimidade dos deputados presentes na Assembleia Nacional.

Sanny Fonseca

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau