POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Parlamento: Presidente em jornadas atlânticas de Madeira e na Assembleia da Francofonia no Luxemburgo 07 Julho 2017

O Presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, chefia uma missão parlamentar, que está em périplo pela Europa. Jorge Santos e sua equipa devem participar, entre 07 e 09 deste mês, em conferências e jornadas parlamentares e encontros diversos na região portuguesa de Madeira e em Luxemburgo, que é um dos grandes parceiros do nosso país.

Parlamento: Presidente em jornadas atlânticas de Madeira e na Assembleia da Francofonia no Luxemburgo

Conforme a mesa da AN, Santos dirige uma delegação parlamentar composta pelos Deputados Celita Annie Alfama (MpD) e Rui Semedo (PAICV), que irá participar, na amanhã desta sexta-feira, 7 de Julho, no Funchal, Madeira, na reunião de Preparação das IX Jornadas Parlamentares Atlânticas, a terem lugar em 2018, no Arquipélago dos Açores - as VIII Jornadas tiveram lugar no arquipélago das Canárias em 2016. Estas jornadas de Funchal reúnem os Presidentes e vários Deputados da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, do Parlamento das Canárias e da Assembleia Nacional de Cabo Verde. Esses arquipélagos fazem parte da chamada Região da Macaronésia.

À margem desta sessão de sexta-feira de alto nível dos Presidentes dos Parlamentos da Macaronésia e da reunião do Grupo de Ligação, a que pertencem os Deputados cabo-verdianos Alfama e Semedo, a delegação visitará alguns pontos de interesse da ilha da Madeira.

De Funchal Jorge Santos segue rumo ao Luxemburgo, onde vai participar, no dia 08, na 43ª Assembleia Parlamentar da Francofonia, a convite do anfitrião, o Presidente da Câmara dos Deputados e da Secção Luxemburguesa da APF, Mars de Bartolomeu. Santos far-se-à acompanhar pelos Deputados Joana Rosa (MpD) e João Baptista Pereira (PAICV).

Segundo diz em nota a AN, além da mesma equipa participar na reunião dos Presidentes dos Parlamentos da Francofonia a que pertence a Assembleia Nacional de Cabo Verde, terá encontros importantes com jovens e mulheres parlamentares e visitas a instituições e pontos de interesse em Luxemburgo. Estão igualmente previstos encontros com vários responsáveis políticos do Grão-Ducado, que se tem afirmado como um dos principais parceiros de desenvolvimento de Cabo Verde.

Já no dia 9 de Julho, às 16 horas, a Delegação dirigida por Jorge Santos terá um encontro alargado com a comunidade cabo-verdiana na cidade de Ettelbruck. Um momento que será aproveitado para os parlamentares auscultarem as preocupações dos nossos emigrantes e a sua participação no processo político e de desenvolvimento de Cabo Verde.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau