CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Patrulheiro de Altura espanhol “Infanta Cristina» visita Praia e Mindelo 25 Agosto 2017

O patrulheiro da Altura Espanhol, “Infanta Cristina”, estará de visita nas cidades da Praia e Mindelo nos dias 25 a 31 de Agosto, para efectuar exercícios e actividades de cooperação no domínio marítimo sobre vigilância conjunta dos espaços marítimos com a Guarda Costeira de Cabo Verde (COSMAR).

Patrulheiro de Altura espanhol  “Infanta Cristina» visita Praia e Mindelo

O “Infanta Cristina”, que foi concebido para navegar no alto mar durante longo período de tempo, saiu desde o passado dia 16 de Agosto da sua base no Arsenal Militar de Cartagena, Espanha, para efectuar vigilância na costa ocidental da África e do Golfo da Guiné nos próximos quatro meses, a começar pelo Cabo Verde.

De acordo com o Minisério de Assuntos Exteriores e Cooperação da Espanha, esta missão de “Infanta Cristina”, inclui vigilância dos espaços de interesse nacional, colaboração com outros organismos do Estado na luta contra a imigração clandestina e na repressão do narcotráfico e a protecção do património marítimo.

“O objectivo da missão do “Infanta Cristina” é levar a cabo no continente africano diversas actividades de cooperação, no quadro do Plano de Diplomacia da Defesa e como continuação as operações e actividades que foram desenvolvidas conjuntamente com as forças de operações especiais de Cabo Verde nas últimas visitas pelos Patrulheiros de Altura espanhóis “Vencedora” e “Centinela” em 2015, pelo “Atalay”’ e “Serviola” em 2016 e do “Vigia” 2017”.

A mesma fonte adianta ainda que esta visita é também, um exemplo da “excelente cooperação” existente entre Espanha e Cabo Verde em matéria de segurança, incrementando conjuntamente em cada visita, o conhecimento mútuo, identificando assim, riscos comuns no domínio marítimo.

O patrulheiro que chegará à Cidade da Praia no dia 25, abrirá as suas portas ao público durante dois dias e rumará pata o Porto Grande no dia 27, onde irá permanecer até o final de Agosto.

Celso Lobo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau