ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Pedro Pires discorre no I Fórum Baobab sobre questões de liderança na África 31 Agosto 2015

O ex-Presidente da República de Cabo Verde, Pedro Pires, vencedor do Prémio Mo Ibrahim para o Sucesso na Liderança Africana, é um dos oradores de destaque no fórum Baobab, organizado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) esta segunda-feira, 31, na sua sede em Abidjan. Sob o tema "As Muitas Faces de Liderança para o Desenvolvimento Africano" o fórum visa deliberar sobre a forma de abordar as diferenças de desenvolvimento no continente.

Pedro Pires  discorre  no I Fórum Baobab sobre questões de liderança na África

O fórum acontece pela primeira vez em Abidjan, mas terá periodicidade anual. É um evento de aprendizagem que vai reunir um grupo de líderes de opinião, pensadores globais e inovadores com o objectivo de capturar e compartilhar novas ideias inspiradoras para enfrentar os desafios de África.

Segundo o BAD, este evento surge porque estão conscientes de que são necessários mais do que infraestrutura física e recursos financeiros para superar os complexos desafios de desenvolvimento que a África enfrenta neste século. O “Baobab é um fórum essencialmente sobre a promoção de ideias e as melhores práticas para o desenvolvimento de África", disse Rakesh Nangia, Avaliador Geral do BAD.

"Os desafios que enfrentamos são enormes e precisam de soluções inovadoras. E é isto que o Baobab Fórum quer - aproveitar o poder de convocação do BAD para reunir alguns dos filhos e filhas mais bem sucedidas da África, oferecendo uma plataforma para pensar sobre questões emergentes e a direcção futura da África a partir da perspectiva de realizações pessoais. Atingir a ambiciosa agenda do banco exige uma liderança forte em todos os níveis, e isso explica a escolha do tema e os alto-falantes para esta primeira edição do Fórum Baobab ", sublinha.

Nesta primeira edição do fórum, a liderança será o tema fundamental, principalmente para a implementação bem sucedida da agenda transformadora delineada na estratégia de dez anos do BAD 2013-2022 e na agenda da União Africano 2063, que estabelece uma visão de longo prazo para o continente. Sendo assim, a ênfase será colocada sobre diferentes facetas da liderança.

Para tanto, além de Pedro Pires, escolheram cuidadosamente um naipe de oradores experientes para garantir e compartilhar lições gerais em sectores de desenvolvimento prioritários, tais como governança, saúde, negócios e finanças.

Donald Kaberuka, presidente do BAD vai reflectir sobre as lições aprendidas no topo da principal instituição de financiamento do desenvolvimento de África, e como isso pode contribuir para que os trabalhos da organização sigam em frente. O ex-director do Grupo do Banco Mundial, e ex-ministro das Finanças da Nigéria, Ngozi Okonjo-Iweala, irá juntar-se a outros líderes africanos para discutirem como a liderança pode dirigir hoje os rumos da África do futuro.

Também se apresentarão neste fórum Fred Swaniker, empresário educacional, fundador da Academia de Liderança Africana em Joanesburgo, Olajide Idris, ex-Comissário para a Saúde em Lagos Unidos, Nigéria, Saran daraba Kaba, Secretário-Geral, da União do Rio Mano, Serra Leoa e Elhadj Ibrahima Bah, médico e supervisor no centro de tratamento do Ebola em Donka Hospital, Guiné-Conakry.

Carina David

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau