ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Pedro Pires regressa a Lisboa para homenagear a Casa dos Estudantes do Império 05 Abril 2015

O ex-Presidente da República, Pedro Pires, vai representar Cabo Verde num Colóquio Internacional sobre a "Casa dos Estudantes do Império (CEI): histórias, memórias, legados", que acontece no próximo mês de Maio, em Lisboa, Portugal. O evento vai durar três dias e contará com a presença dos antigos associados desta Casa que uniu estudantes de Portugal e das suas ex-colónias num desígnio comum que começou por escrutinar o regime de então, mas cedo se tornou num espaço de luta pela Liberdade e emancipação dos povos que representavam.

Pedro Pires regressa a Lisboa para homenagear a Casa dos Estudantes do Império

O Colóquio, organizado pela União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), irá congregar especialistas das Ciências Sociais e Humanas, oriundos de instituições académicas de diversos países, interessados em debater de forma crítica e plural as histórias, as memórias, as interacções e os legados da Casa dos Estudantes do Império (CEI).

A abertura do evento acontece com uma conferência sobre "a questão colonial e as grandes viragens da História (1941- 1975); o problema colonial e o contexto político nacional e internacional nos anos 1940 1960; a situação colonial e os temas da dissensão".

Os participantes vão debruçar-se também sobre os painéis “A Casa dos Estudantes do Império: contexto social, político e cultural; A Casa dos Estudantes do Império: histórias, percursos e memórias; Os movimentos estudantis no desmoronar dos vários impérios coloniais; A circulação transnacional de actores, textos e ideias anticoloniais, e a emergência dos modernos nacionalismos asiáticos e africanos".

Está prevista ainda uma mesa redonda à volta dos seguintes temas: "A Casa por quem a viveu e Os filhos da Casa", com a participação de antigos sócios da Casa dos Estudantes do Império e os seus descendentes. "Colonial”, “Descolonização”, “Pós-Colonial” e "O lugar da história nos Estudos Africanos. Balanço e perspectivas" são os últimos pontos do programa, que encerra com uma homenagem à CEI.

O ex-Presidente da República de Cabo Verde vai estar ao lado de outros antigos associados como Fernando França Van Dúnem (Angola), Joaquim Chissano (Moçambique), Jorge Sampaio (Portugal), Mário Machungo (Moçambique), Miguel Trovoada (São Tomé e Príncipe) e Pascoal Mocumbi (Moçambique).

Foram associados da Casa dos Estudantes do Império, ou tiveram participação nela, personalidades incontornáveis da cultura e da política como Agostinho Neto, Alda do Espírito Santo, Amílcar Cabral, Francisco José Tenreiro, Gentil Viana, Jorge Querido, Lúcio Lara, Manuel Rui Monteiro, Onésimo Silveira, Pepetela, Ruy Mingas, Vasco Cabral, Viriato da Cruz, entre outros.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau