CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Planalto Leste de Santo Antão: Municípios e instituições sociais comprometem-se em levar água às famílias a partir de Setembro 21 Agosto 2017

Os municípios e instituições de cariz social estão a trabalhar no sentido de poderem auxiliar as famílias do Planalto Leste de Santo Antão, a terem água nas torneiras, a partir de Setembro, antes do término do projecto de abastecimento de água dessa localidade.

Planalto Leste de Santo Antão: Municípios e instituições sociais comprometem-se em levar água às famílias a partir de Setembro

O projecto, que faz parte de um conjunto de investimentos na ordem dos 253 mil contos, ora em curso em Santo Antão, no quadro do programa Millenium Challange Account(MCA), consiste em levar água potável às comunidades do Planalto Leste, que enfrentam, praticamente ao longo do ano, a penúria do líquido precioso.

Graças a este projecto, Planalto Leste de Santo Antão passará a partir de Setembro, a dispôr de uma rede de distribuição de água, mas ficam para as famílias, na sua grande maioria de fracos recursos, os encargos com a canalização às suas respectivas casas.

Tendo em conta as dificuldades dessas famílias, as câmaras municipais e algumas instituições de cariz social, como a Morabi (Associação para a Auto-promoção da Mulher) e Associação das Mulheres do Planalto leste (AMUPAL), têm estado à procura de parcerias com vista a apoiar as famílias mais carenciadas a ter uma torneira nas suas casas.

As populações do Planalto Leste de Santo Antão aguardam com “enorme expectativa” a conclusão do projecto em curso há oito meses e que vai resolver o problema de água nos povoados como Águas das Caldeiras, Lombo Figueira, Ribeirão Fundo e Pico da Cruz.

A AMUPAL enaltece a importância do projecto para essa localidade que, praticamente ao longo do ano, enfrenta a crise de água, realçando o facto de as famílias passarem em breve a ter acesso à água potável.

Os investimentos financiados no âmbito do MCA em Santo Antão abarcam ainda o vale do Paul e Costa Leste (Ribeira Grande), a nível de melhoria e extensão dos sistemas de abastecimento de água. Fonte: Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau