ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Polícia de Boston de visita a Cabo Verde 19 Janeiro 2018

Uma delegação do Departamento da Polícia de Boston (BPD-sigla inglês) encontra-se de visita a Cabo Verde, com o objectivo de reforçar a cooperação com a Polícia Nacional (PN) e combater ameaças criminais conjuntas.

Polícia de Boston de visita a Cabo Verde

De acordo com um comunicado divulgado pela Embaixada dos EUA e Cabo Verde, a delegação do BPD, chefiada pelo superintendente e chefe do Departamento, William Gross, e três policiais cabo-verdianos/americanos, é uma das forças policiais mais antigas dos Estados Unidos da América e é também, líder no policiamento comunitário e no uso de sistemas avançados de informação para monitorar padrões e estatísticas de crimes naqueles Estados.

“Esta é a primeira de uma série de visitas programadas pela BDP com as autoridades cabo-verdianas e as equipas das Policias e funcionários do Departamento de Estado vão trabalhar em conjunto para analisar as tendências da criminalidade no arquipélago”, informa o documento.

Do programa da visita da delegação americana consta a realização de “briefings” sobre componentes-chave das estratégias de policiamento de Boston, com base em policiamento comunitário, uso de redes sociais, investigações de gangues e processos judiciais.

De referir que recentemente, o Governo dos EUA ofereceu à Polícia Nacional um conjunto de equipamentos, nomeadamente, rádios de comunicação com programas avançados, 15 barcos de patrulha e formações para a Polícia cabo-verdiana, para além da assinatura de um protocolo entre o Governo americano e o Ministério da Justiça do nosso país, no domínio de combate ao branqueamento de capitais e crime financeiro.

Garantir a segurança para a consolidação da democracia e estabilidade de Cabo Verde é, para o Embaixador norte-americano em Cabo Verde, Donald L. Heflin, condição básica para o desenvolvimento da economia de qualquer país. “Fico orgulhoso por esta cooperação entre os nossos países e penso que, no futuro, aos policiais estarão à altura de proteger os cidadãos contra determinadas acções criminosas”, ressalta o diplomata acreditado e Cabo Verde.

Recorde-se que existe uma grande comunidade cabo-verdiana em Boston, cidade onde trabalha ais de seis centenas descendentes cabo-verdianos que trabalham como policiais naquela cidade.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau