CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Ponte de Ribeira d’Água será monitorizada 24 horas por dia 31 Agosto 2014

A Ponte de Ribeira d’Água, na ilha da Boa Vista, vai ser monitorizada 24 horas por dia pelo Laboratório Civil de Engenharia de Cabo Verde (LEC). Diariamente deverão ser enviados todos os dados da ponte.

Ponte de Ribeira d’Água será monitorizada 24 horas por dia

As obras da ponte de Ribeira d’Água têm neste momento dominado toda a atenção dos engenheiros do LEC. A estrutura vai passar a ser monitorizada 24 horas por dia através das novas tecnologias que a instituição dispõe.

Segundo o presidente do Conselho de Administração da LEC, Jair Rodrigues, pela primeira vez em Cabo Verde, uma infra-estrutura será monitorizada com recurso à Internet. Diariamente vai receber todos os dados da ponte, nomeadamente a temperatura que regista no momento, se se está a mexer, entre outros dados importantes.

Na Boa Vista está instalado um sistema de colecta de dados que serão enviados via GMS (Internet) ao Laboratório da cidade da Praia, para que os engenheiros possam controlar toda a situação da ponte. O LEC está neste momento repleto de amostras que foram testadas e submetidas ao controle de qualidade.

De referir que desde 1982 o LEC realiza o controlo de qualidade de obras, numa inversão do que tem sido prática até há bem pouco tempo, quando muitos dos testes laboratoriais eram feitos no estrangeiro. Com a entrada em vigor da nova legislação, que definiu o papel do Laboratório de Engenharia Civil no mercado nacional, esse cenário mudou por completo.

Actualmente há uma obrigatoriedade das empresas que executam obras públicas ou com certa envergadura, submeterem os projectos de construção aos engenheiros do Laboratório para o teste de qualidade.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau