CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Porto Novo: Criadores de gado querem plano para salvar animais 08 Outubro 2014

Os criadores de gado que operam nas localidades de Auriliano, Morro de Tubarão, Morro Brás e zonas circundantes, nas proximidades da cidade do Porto Novo, querem a presença dos profissionais do Ministério do Desenvolvimento Rural (MDR) para os ajudar a traçar um plano que salve os animais que estão a morrer por falta de pasto.

Porto Novo: Criadores de gado querem plano para salvar animais

Em representação dos criadores de gado, Romeu Rodrigues assegurou ao asemanaonline que diariamente perdem várias cabeças de gado caprino por falta de pasto.

Por essa razão estranha a atitude do delegado do MDR no Porto Novo, que, em vez de ir ao terreno inteirar-se da situação, preferiu usar as antenas da Rádio Nacional para acusar os criadores de negligência. Isto, quando se sabe que ainda não chover na maior parte do concelho do Porto Novo.

Em reacção, o delegado do MDR no Porto Novo, Daniel Xavier, assevera que há um mal entendido nessa questão, pois reagiu a uma informação concreta, dando conta da morte de animais na zona Norte do concelho e não nos arredores da cidade.

“Saiu uma notícia na imprensa dando conta que os animais na zona Norte do Porto Novo estavam a morrer por causa da falta de pasto. Fomos ao terreno e apuramos junto dos criadores que naquela zona nenhum animal morreu por esse motivo”, esclarece o delegado, que também estranha que até esta segunda-feira, 06, nenhum criador das ditas localidades flageladas pela seca tenha procurado o MDR para solicitar qualquer tipo de apoio.

Ainda assim, Daniel Xavier realça que o seu Ministério já está com uma equipa no terreno para apurar a situação e tomar as medidas que se impuserem.

PN

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau