CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Porto Novo: Custo elevado de água continua a tirar o sono aos agricultores em várias localidades 27 Agosto 2017

Os agricultores em Manuel Lopes, Poio da Ribeira dos Bodes e Ribeira Fria, onde os sistema de bombagem de água para agricultura funciona ainda com base em energia convencional, continuam em dificuldades para manter a sua actividade de cultivar a terra.

Porto Novo: Custo elevado de água continua a tirar o sono aos agricultores em várias localidades

Em causa, segundo os agricultores, está o “custo elevado” de água para rega nessas localidades, problema que, não obstaste as insistentes reclamações, continua a tirar o sono aos lavradores.

Em Manuel Lopes, onde o furo local que disponibiliza água para agricultura é equipado com um motor, os agricultores consideram “insuportável” o preço de água, à volta de 45 escudos por tonelada.

Já em Ribeira dos Bodes, o sistema de bombagem do furo de Poio passou, a partir de meados deste ano, a funcionar com base em energia eléctrica disponibilizada pela Empresa de Electricidade e Água (Electra), “medida que fez disparar o preço de água”, conforme os lavradores.

Lembram que, quando o furo era equipado com um motor, que deixou de funcionar devido ao seu estado obsoleto, pagavam 628 escudos por cada hora de bombagem, mas com a ligação do sistema à rede pública, o preço aumentou para 855 escudos/hora.

Além disso, são obrigados a pagar várias taxas que encarecem ainda mais o custo de água.

É o caso das taxas da RTC (Radiotelevisão conforme os agricultores, que já pediram a intervenção do Governo junto da Electra para “parar” de cobrar, “indevidamente”, essas taxas.

Em Ribeira Fria, os agricultores têm-se queixado, igualmente, o “alto preço de água” e das taxas que são obrigados a pagar.

Os agricultores têm vindo, por isso, a pedir ao Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) que proceda ao equipamento desses furos com painéis solares, como forma de reduzir os custos de produção de água. Fonte: Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau