CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Porto Novo: Escassez de água obriga agricultores em Chã de Norte a abandonarem suas terras 24 Setembro 2017

Alguns agricultores em Chã de Norte, interior do município do Porto Novo, em Santo Antão, começam a abandonar as suas parcelas, devido à escassez de água para a irrigação, nessa localidade.

Porto Novo: Escassez de água obriga agricultores em Chã de Norte a abandonarem suas terras

Segundo alguns lavradores, a “redução drástica” da capacidade de produção do furo dessa localidade que deriva de um problema no quadro eléctrico do sistema de bombagem, fez cair a pico a actividade agrícola, nessa zona.

O furo, que ante produzia 100 metros cúbicos de água por dia, consegue, nesta altura, produzir somente 20 metros cúbicos/dia, situação que está a afectar, e de que maneira, a actividade agrícola em Chã de Norte, para o desalento dos 50 agricultores.

Alguns dos agricultores, perante a escassez de água para rega, estão sendo obrigados a abandonar as suas parcelas.

O representante dos agricultores, Ivanildo Dias, avançou à Inforpress que a falta de água está a desanimar os lavradores, que clamam por “uma solução urgente” ao problema desse furo que é a “alma” dessa localidade.

O Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) chegou, há cerca de três meses, a instalar uma nova bomba nesse furo para aumentar a capacidade de bombagem, mas o problema no sistema eléctrico, praticamente, acabou por paralisar o funcionamento desse furo, alertam os agricultores.

Segundo o delegado do MAA no Porto Novo, Joel Barros, se trata de um problema que existe desde a instalação dos equipamentos (painéis solares), em 2015, mas assegurou que este ministério está “a envidar todos os esforços” para ultrapassa-lo “o quanto antes possível”.

Essa situação, segundo Joel Barros, tem de ser resolvida pela empresa que procedeu à instalação do sistema fotovoltaico, a qual já foi accionada, esperando que, em breve, o problema seja ultrapassado para que a actividade agrícola, da qual depende o sustento de dezenas de famílias, retome a normalidade nessa comunidade. Fonte: Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau