CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Porto Novo: MAA enfrenta resistência dos agricultores no combate à praga de lagarta-de-cartucho-de-milho 06 Agosto 2017

A delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) no Porto Novo tem estado a deparar com resistência por parte dos agricultores no processo de destruição das plantações afectadas pela praga de lagarta-de-cartucho-de-milho, que já ataca culturas em várias localidades deste concelho.

Porto Novo: MAA enfrenta resistência dos agricultores no combate à praga de lagarta-de-cartucho-de-milho

Os serviços da extensão rural do MAA no Porto Novo admitem que, apesar das acções de sensibilização que têm sido levadas a cabo, depara-se ainda com “alguma resistência” por parte dos agricultores, uma situação que, entretanto, tem vindo a ser ultrapassada.

A praga de lagarta-de-cartucho-de-milho, que ataca a cultura do milho ao longo de todo o processo de crescimento, floração e fortificação, chegou já às zonas agrícolas de Casa de Meio, Chã de Mato/Ponte Sul, Jorge Luís, Martiene e Alto Mira, onde as plantações atingidas têm estado a ser destruídas, apesar da resistência de alguns agricultores.

A delegação do MAA no Porto Novo tem uma equipa a trabalhar na sensibilização dos agricultores, mas também na prospecção desta praga e na destruição das culturas atingidas, com vista à eliminação total de lagarta-de-cartucho-de-milho, que chegou este ano a Santo Antão a partir do concelho da Ribeira Grande.
No Poro Novo, a presença desta praga ainda não é expressiva, mas os responsáveis estão preocupados com os contornos que esse insecto poderá ter na cultura do milho, com o período das águas à porta.

Os serviços locais do MAA têm tudo preparado para o arranque, esta segunda-feira, 07, da campanha agrícola neste concelho, onde ainda não se registou qualquer precipitação, mas os agricultores dizem-se esperançosos “num bom ano” com base em “sinais tradicionais” e previsões meteorológicas que preveem “boa chuva”, este ano. Fonte: Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau