CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Porto Novo: Ribeira dos Bodes dispõe de mais 840 metros cúbicos de água para rega 19 Outubro 2015

O caudal de água para rega na localidade de Ribeira dos Bodes, no interior do concelho do Porto Novo, aumentou em mais 840 metros cúbicos de água, graças à inauguração de mais dois furos na localidade. O investimento que inclui também os furos de Chã de Norte e Martiene no mesmo concelho, a ser inaugurados esta segunda-feira, 19, cujo orçamento gira à volta dos 46 mil contos suportados pelo Fundo do Ambiente.

Porto Novo: Ribeira dos Bodes dispõe de mais 840 metros cúbicos de água para rega

O sistema hidroagrícola de João Bento disponibiliza diariamente cerca de 360 metros cúbicos de água enquanto o de Ribeira dos Bodes garante aos agricultores 480 metros cúbicos. Ambos têm ainda disponibilidade para alargar o caudal em cerca de 25 por cento, caso as parcelas irrigadas vierem a aumentar.

Por serem dois sistemas equipados com recurso a painéis solares, vão “diminuir significativamente” o custo da água, segundo o primeiro-ministro, José Maria Neves, assegurou no acto de inauguração acrescentando que este é o caminho que o Governo está a seguir para eliminar a pobreza criada pelas Frentes de Alta Intensidade de Mão-de-obra (FAIMO).

É que na opinião de José Maria Neves, as FAIMO nunca tiveram uma filosofia de garantir emprego duradouro enquanto para o Governo a prioridade é fazer investimentos em infraestruturas como a construção de barragens ou a prospecção de água através dos furos. “É este o caminho que devemos seguir, se queremos resolver o problema do desemprego e da pobreza em todos os concelhos” referiu JMN.

Tanto a Edil do Porto Novo, Rosa Rocha, como o líder da associação comunitária local afinam pelo mesmo diapasão, garantindo que com esses investimentos a população não precisa deslocar-se à cidade em busca de emprego, pois já pode trabalhar os terrenos, introduzir novas tecnologias de rega, produzir em abundância de modo a colocar os produtos à venda.

Ainda, o líder local Jailson Monteiro aproveitou a presença do primeiro-ministro na localidade para lembrar ao Governo que Ribeira dos Bodes precisa de ajuda para construir uma placa desportiva e a sede da associação. Pediu ainda que seja melhorado o sinal da RTC que, tal como sucede nos povoados vizinhos, lhes chega em péssimas condições.

Para os agricultores de Poio, na mesma localidade, ficou a promessa de equipar com painéis solares o furo desse povoado, substituindo o actual gerador, para terem "acesso a água nas mesmas condições que os outros colegas têm actualmente".

PN

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau